Anúncios

Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, a chuva terá os maiores volumes na semana que se inicia mais ao Norte do país e no litoral da Região Nordeste, com a maior parte do país sem precipitação por conta da temporada seca de inverno.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).

Na Região Norte, os estados com mais chuva na semana devem ser o Norte do Amazonas e do Pará, Amapá e Roraima. A instabilidade se concentra no Norte da região, perto do equador, uma vez que a área Sul amazônica está na temporada seca.

Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva se darão na costa com risco de chuva por vezes forte a intensa em alguns pontos enquanto no interior da região o tempo seco vai predominar.

No Centro-Oeste, a semana não terá chuva e o tempo seco predomina, como é bastante habitual no mês de julho com a temporada seca anual no Centro do Brasil atingindo o seu ápice entre julho e agosto.

Na Região Sudeste, o cenário é praticamente idêntico. Não chove nesta semana em quase todo o Sudeste do Brasil. Espera-se instabilidade e fraca apenas em pontos perto da costa, no litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

No Sul do Brasil, da mesma forma não chove nesta semana em quase toda a região. Ocorre que no Sul, exceção de áreas mais ao Norte do Paraná, não existe temporada seca no inverno. Assim, a semana de chuva escassa em quase todos os municípios do Sul foge ao padrão do auge do inverno que é te chuva intercalada com períodos frios.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.