Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, a chuva terá volumes escassos na maior parte do território nacional com destaque para chuva por uma frente fria seguida de ciclone que vai afetar o Sul e parte do Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil a partir do meio da semana.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).
Na Região Norte, os estados com mais chuva na semana devem ser Amazonas, Roraima e Amapá, além do Norte do Pará. No restante do Norte do Brasil, a chuva tende a ser muito irregular. A frente fria que vai avançar pelo interior do continente deve levar chuva para pontos de Rondônia, Acre e o Sul do Amazonas.
Na Região Nordeste, a maior parte da região deve ter pouca chuva com precipitação escassa. No litoral, entretanto, especialmente entre a Bahia e Rio Grande do Norte, se espera chuva em vários momentos com risco de pancadas localmente fortes.
No Centro-Oeste, a semana terá a atuação de uma frente fria entre terça e quarta que deve trazer chuva para todo o Mato Grosso do Sul, parte do Mato Grosso e ainda o Sul de Goiás. Pode chover localmente forte com volumes acima da média desta época do ano nas áreas que tiverem precipitação.
No Sudeste, a frente leva chuva para todo o estado de São Paulo, o Triângulo e o Sul em Minas Gerais, e ainda ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo. Os volumes, em geral, devem ser baixos. Apenas pontos isolados devem ter precipitação mais forte, especialmente no Oeste paulista.
No Sul do Brasil, os três estados da região têm chuva na semana que começa sob um complexo cenário que inicialmente terá ar quente e úmido em altitude, uma frente fria na sequência e depois um ciclone extratropical. Por isso, onde mais chove é no Rio Grande do Sul. Os modelos na maioria indicam os maiores acumulados no Oeste gaúcho, onde pode chover mais de 100 mm que se somarão aos mais de 100 mm deste fim de semana, mas não descartamos chuva volumosa em pontos do Sul e do Leste gaúcho pela atuação do ciclone no final da quarta e na quinta.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.