Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, a chuva terá volumes escassos na maior parte do território nacional com o padrão cada vez mais parecido com a temporada seca do meio do ano. O destaque fica para o risco de chuva excessiva em parte do litoral do Nordeste.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).
Na Região Norte, os estados com mais chuva na semana devem ser Amazonas, Roraima e Amapá, além do Norte do Pará. No restante do Norte do Brasil, a chuva tende a ser muito irregular com pouca ou nenhuma precipitação em muitas áreas de Tocantins e de Rondônia.
Na Região Nordeste, a maior parte da região deve ter pouca chuva com precipitação escassa na maior parte da Bahia, exceto a costa, e ainda no Sul do Maranhão e do estado do Piauí.
Alertamos que os volumes de chuva nesta semana podem ser altos a excessivos em parte do litoral do Nordeste e áreas próximas, especialmente em cidades costeiras e da Zona da Mata em Alagoas e em Pernambuco. Pode chover forte ainda em pontos dos litorais de Sergipe e da Paraíba.
No Centro-Oeste, a semana terá precipitação muito escassa e na maioria das cidades não há expectativa de chuva. Qualquer instabilidade será por demais isolada. O padrão de chuva nesta semana no Centro-Oeste recorda muito o da temporada seca, que marca o período de inverno com meses sem chuva em algumas cidades.
O mesmo ocorre na maior parte do Sudeste do Brasil, onde a semana terá chuva muito escassa na grande maioria das cidades. Onde mais deve chover na Região Sudeste nesta semana é perto da faixa costeira, no Sul e no Leste de São Paulo e em pontos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, mas sem volumes significativos.
No Sul do Brasil, os três estados da região têm chuva na semana que começa. Choveu bastante em pontos do Oeste gaúcho no domingo e tem mais instabilidade vindo para o estado. A chuva aumenta no decorrer da semana, especialmente entre quarta e quinta, em Santa Catarina e no Paraná.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.