Anúncios

Chuva com volumes altos a localmente excessivos é projetada pela MetSul Meteorologia para parte do Rio Grande do Sul nesta semana em episódio de instabilidade que terá a sua maior atividade entre a quarta e a sexta-feira.

Embora a instabilidade mais forte seja prevista para a metade da semana, isoladamente se espera chuva em pontos do Rio Grande do Sul hoje e nesta terça-feira, sobretudo em locais do Oeste, Centro e o Sul do estado.

Os volumes de chuva, entretanto, em geral devem ser baixos por conta destas áreas de instabilidade isoladas previstas para esta segunda-feira e a terça, não se esperando chuva na maior parte do Rio Grande do Sul nestes dois dias com sol e temperatura alta na maioria das localidades.

O cenário muda a partir de quarta-feira, quando se prevê que a instabilidade comece a aumentar bastante no Rio Grande do Sul com o avanço de uma corrente de jato (vento) em baixos níveis para o território gaúcho com ar mais quente.

A quarta-feira terá a presença do sol com nuvens ainda em parte do Rio Grande do Sul. Chove desde cedo na Metade Oeste, inclusive forte em alguns pontos, e até o final do dia a instabilidade avança para outras áreas do estado, mas ainda não chove em todo o Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira, uma frente quente se organiza no Rio Grande do Sul com o avanço de ar muito quente transportado por uma forte corrente de jato de baixos níveis. No começo da quinta, há chance de chuva em vários pontos do Oeste, Centro e o Sul,

Com o avanço do ar quente, a instabilidade recua para o Sul durante a quinta e atua mais no Oeste, no Sul e parte do Leste do estado com pancadas localmente fortes, raios e alto risco de granizo. Nas demais regiões, o sol aparece e a temperatura dispara com vento Norte e forte calor para maio na Metade Norte.

Por isso, a quinta-feira em Porto Alegre e região metropolitana pode ter a ocorrência de chuva e trovoadas no começo do dia, mas no decorrer do dia o tempo melhora e o sol aparece com abafamento.

Na sexta-feira, espera-se um movimento contrário da instabilidade, de Sul para Norte. Frente fria avança pelo Rio Grande do Sul leva chuva a todas as regiões gaúchas no decorrer do dia. Chove forte com temporais desde cedo no Oeste e no Sul. Nas demais áreas do estado, o sol ainda aparece e faz calor, mas depois o tempo fecha e chove com a chegada da frente.

Projeções de chuva

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva para esta semana de diferentes modelos numéricos usados mundialmente em previsão do tempo. São eles os modelos europeu, alemão, britânico e da NASA.

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

Todos estes mapas e outros de chuva podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante na seção de mapas. Basta clicar aqui para assinar e ter acesso à plataforma de dados.

A instabilidade prevista, especialmente entre quarta e sexta, deverá trazer volumes altos a excessivos de chuva para parte do Rio Grande do Sul com volumes 100% a 200% da média.

As áreas com maior possibilidade de chuva volumosa são a Metade Oeste, o Centro e o Sul do estado, onde vários municípios podem ter marcas perto e acima de 100 mm. No Oeste, conforme os dados dos modelos, algumas localidades podem ter chuva de 100 mm a 200 mm com marcas isoladas superiores.

Embora o episódio de chuva volumosa, mais uma vez a MetSul enfatiza que não é uma repetição do ano passado. Em 2024, no fim de abril e começo de maio, o cenário era distinto com um bloqueio atmosférico e um enorme gradiente de temperatura entre áreas ao Norte do Rio Grande do Sul com calor extremo e frio muito intenso ao Sul na Argentina, o que não se projeta para os próximos dias.

Risco de temporais

A instabilidade prevista para os próximos dias deve trazer temporais isolados no Rio Grande do Sul com possibilidade de chuva localmente forte a intensa, raios, rajadas de vento forte (risco de vendavais em alguns pontos) e queda de granizo.

Os dias com maior risco de tempo severo são a quarta, quinta e sexta, quando há chance de tempestades localizadas com granizo e/ou vendavais.

Na quarta, aumenta o risco de temporais isolados a partir do Oeste com a instabilidade se intensificando. Na quinta, o risco é maior no Oeste e no Sul, sobretudo de granizo, com a frente quente. Na sexta, o risco maior passa a ser vento no avanço da frente fria.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.