Anúncios

A chuva no Brasil nos próximos dez dias terá como destaque mais uma vez os elevados volumes provocados pela atuação da Zona de Convergência Intertropical mais ao Norte do Brasil, mas o aumento da chuva em parte do Sudeste também ganha atenção neste período.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

A Região Norte está no período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.

Com o inverno amazônico, há aumento das precipitações. Onde mais deve chover no Norte do Brasil durante os próximos dez dias será no Amazonas, Pará e Amapá. Mesmo assim, muitos pontos do Acre e Tocantins devem ter chuva expressiva. O Leste do Amapá e o Norte do Pará podem ter volumes excessivos a extremos como efeito da chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Na Região Nordeste, os maiores volumes de chuva são esperados na faixa costeira entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, o que inclui o Norte do Ceará e do Piauí, por conta da atuação da ZCIT. Os estados do Maranhão, Piauí e Ceará devem ser os mais chuvosos no período, com excessos localizados. Cidades como São Luis, Fortaleza e Natal podem ter períodos de chuva muito intensa por conta da ZCIT. No restante da região, a chuva é irregular, embora chova forte em pontos da costa.

No Centro-Oeste, a tendência para os próximos dez dia indica os maiores acumulados de chuva no Mato Grosso e em Goiás. Já no Mato Grosso do Sul, a chuva terá maiores volumes ao Norte do estado. No geral, os acumulados de precipitação devem variar muito de ponto para outro no Centro-Oeste pela natureza convectiva da instabilidade (associada a ar quente e úmido).

Na Região Sudeste, os próximos dez dias devem ter um aumento da chuva com aumento da umidade, especialmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Algumas áreas podem ter até excessos localizados de precipitação. Em Minas, a chuva terá os maiores acumulados do Centro para o Sul do estado enquanto no Norte mineiro segue chovendo abaixo da média.

Em São Paulo, a chuva vai variar muito de um local para outro, uma vez que convecção associada ao ar tropical quente e úmido deve provocar pancadas predominantemente isoladas, embora fortes a mesmo muito intensas em diferentes pontos.

Finalmente, na Região Sul, a tendência é de chuva muito irregular e mal distribuída nos próximos dez dias. Muitas cidades dever ter escassa precipitação nos próximos dez dias.

Recordamos que mesmo no começo do outono, pelo ar ainda mais quente e úmido presente na maior parte do Brasil, são comuns episódios de chuva forte a intensa localizada e de temporais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.