Anúncios

Chuva localmente forte a intensa com altos volumes em curto período é esperada neste fim de semana e no começo da semana no Sudeste do Brasil com maiores impactos no interior do estado de São Paulo, Minas Gerais e, especialmente, o Rio de Janeiro.

Os acumulados de precipitação em alguns pontos podem ser significativos na soma de hoje (7), amanhã (8) e segunda-feira (9) com volumes isoladamente muito altos devido à precipitação localizada intensa a muito intensa em curto intervalo.

Neste momento, está configurada sobre o Sudeste do Brasil a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O canal de umidade proporciona convecção que estimula a formação de nuvens com maior desenvolvimento vertical (carregadas) que podem despejar volumes altos de chuva em curto período, especialmente da tarde para a noite.

A previsão é que a chuva, que já vem ocorrendo por conta do evento de ZCAS prossiga e ainda com episódios localizados com muito altos volumes de precipitação, risco que irá ser agravado pela chegada pela costa de uma frente fria no começo da semana.

A frente voltará a intensificar a chuva, ou seja, mantendo a chuva ainda por dias com a caracterização de um prolongado episódio de instabilidade na Região Sudeste, o que, aliás, é uma característica desta época do ano durante a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

O que os modelos mostram de chuva

Os acumulados de chuva devem ser muito altos e isoladamente excessivos, somando-se ao que já choveu nos últimos dias. Para se ter ideia, somente nas últimas 96 horas, até 9h deste sábado, estações registraram 134 mm em Matias Barbosa (MG), 132 mm em Duque de Caxias (RJ) e 129 mm em Juiz de Fora (MG),

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para este fim de semana e a segunda-feira na Região Sudeste, de acordo com dados do nosso modelo de alta resolução WRF (clique aqui e tenha acesso).

Mapa de chuva no Sudeste do modelo WRF

METSUL

De acordo com a projeção do modelo, os maiores acumulados devem se dar no interior do estado de São Paulo, no Norte paulista, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas Gerais, e ainda no estado do Rio de Janeiro.

Mesmo assim se adverte que outros pontos da região também têm risco de chuva isoladamente forte a intensa com altos volumes.

Vários pontos devem ter acumulados de 100 mm a 200 mm, mas isoladamente a soma da chuva em apenas três dias pode ultrapassar os 200 mm com possibilidade de acumulados isolados muito pontuais até superiores.

Alagamentos e risco de deslizamentos

A MetSul Meteorologia alerta para a alta probabilidade de alagamentos e inundações, em alguns casos repentinas, o que oferecerá perigo para quem estiver na rua durante enxurradas com intensas correntezas.

Adverte-se também para a probabilidade elevada de quedas de encostas e ainda deslizamentos de terra, com grave risco à vida humana, especialmente considerando que o solo está saturado em vários pontos pelas recentes precipitações.

Anúncios