Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? A semana que se inicia outra vez terá o Sul do Brasil como uma das áreas em que a chuva vai ficar mais acima da média desta época do ano com altos volumes ainda previstos em áreas que sofrem com inundações e deslizamentos.
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.
Na Região Norte, onde mais vai chover nesta semana que começa é no Amazonas, Acre e Rondônia. No restante da região, a instabilidade tropical trará grande variabilidade de volumes com pontos em que deve chover muito e pouco dentro de uma mesma área pela convecção.
Na Região Nordeste, ao contrário, a tendência é de uma semana de chuva escassa em grande parte dos estados. De acordo com os dados, em muitas áreas sequer deverá chover nos próximos dias. A instabilidade ocorre mais na costa, no Oeste e no Sul da Bahia, no Maranhão, e no Oeste do Piauí.
No Centro-Oeste, a semana terá chuva mais irregular no estado do Mato Grosso com aumento da precipitação em localidades mais ao Sul do Mato Grosso do Sul. No geral, os volumes vão variar muito pela instabilidade convectiva (formada por calor e umidade) com acumulados altos isolados.
Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter mais chuva no interior de São Paulo, Oeste, Centro e Sul de Minas Gerais e na Região Serrana do Rio de Janeiro. Nas outras áreas, a chuva é mais irregular, embora possa chover isoladamente forte.
Destacamos que a chuva nesta época do ano se dá com a atmosfera aquecida sob ar tropical, assim que é provável que a chuva localmente possa ser forte e com temporais de raios, granizo e vento, em especial da tarde para a noite, tal como ocorre nos meses de verão.
No Sul do Brasil, a semana se iniciou com chuva em Santa Catarina e no Paraná, onde há ocorrência de inundações e deslizamentos de terra. Na semana, os maiores volumes são previstos para a Metade Norte gaúcha e os estados catarinense e paranaense, inclusive altos em algumas localidades, principalmente do Paraná. No Centro, Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, a semana terá chuva mais escassa.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.