São Paulo tem elevado risco de temporais da tarde para a noite de hoje e nos próximos dias, alerta a MetSul Meteorologia. Os temporais podem ser localmente fortes a severos com transtornos e danos, seja por excesso de chuva em curto período ou rajadas de vento forte.
Uma massa de ar quente e úmido começa a cobrir o estado de São Paulo, o que agrava o risco de temporais isolados em diferentes pontos do território paulista a partir desta quinta-feira. A temperatura muito elevada contribuir para aumentar a possibilidade de tempestades, algumas fortes.
Conforme dados da rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas no começo da tarde desta quinta-feira já estavam acima de 35ºC em algumas cidades, casos de Bebedouro e Valparaíso. Na cidade de São Paulo, a temperatura no Mirante de Santana atingia no início da tarde 32,8ºC.
Imagens de satélite já mostravam a formação de algumas nuvens carregadas no interior paulista no começo da tarde de hoje, mas a tendência é que a instabilidade aumente muito do meio da tarde em direção à noite com a formação de fortes a intensas áreas de instabilidade em diversos pontos.
A cidade de São Paulo que tem uma tarde por demais quente com marcas máximas de 33ºC a 35ºC tem risco de chuva forte e temporal no final da tarde ou durante a noite como consequência da formação destas áreas de instabilidade.
A MetSul Meteorologia adverte que o cenário seguirá favorável nos próximos dias ao registro de temporais isolados, alguns pontos, com potencial de chuva intensa com altos volumes em curto período com inundações repentinas e alagamentos, e ainda fortes rajadas de vento.
Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera.
A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados. Estas nuvens, que podem atingir até 10 quilômetros de altura ou mais, se formam a partir do aquecimento e, por isso, as tempestades ocorrem mais na segunda metade do dia.
Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos. Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade.
O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.