A semana que se inicia será marcada pela instabilidade no Rio Grande do Sul, embora o sol apareça em diversas cidades neste começo de semana com forte a intenso calor, em especial nesta segunda-feira que ainda tem tempo mais aberto em muitas áreas do território gaúcho.
O sol aparece em grande parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas nuvens ingressam a partir do Oeste e do Sul. Já pode chover em pontos do Oeste na manhã de hoje e da tarde para a noite em áreas do Sul, especialmente da Campanha, e eventualmente até em setores do Centro do estado.
Nas demais regiões, o tempo firme vai predominar com céu claro e períodos de parcial nebulosidade. Ar quente domina o estado e traz um dia de calor na grande maioria das cidades com aquecimento maior no Noroeste, nos vales e na Grande Porto Alegre.
Amanhã, terça, embora o sol ainda apareça com nuvens em diversos pontos, aumenta a nebulosidade e chove em maior número de pontos do Rio Grande do Sul. Chance maior de chover em cidades do Oeste, do Centro e do Sul do estado gaúcho.
Na segunda metade da semana, por sua vez, a instabilidade será mais generalizada e vai atingir todas as regiões gaúchas, intensificando-se entre a quarta e a quinta-feira sobre a Metade Norte do estado.
Há um consenso entre os dados que os maiores volumes de chuva durante o episódio de instabilidade desta semana se darão na Metade Oeste do Rio Grande do Sul enquanto mais a Leste do território gaúcho os acumulados de precipitação devem ser menores e até baixos em alguns pontos. Assim, cidades numa faixa que compreende Uruguaiana, Quaraí e Livramento podem anotar os maiores volumes.
É o que se observa, por exemplo, na projeção do modelo alemão Icon. O mapa abaixo com chuva indicada entre hoje e quarta-feira concentra a chuva principalmente sobre o Oeste gaúcho com marcas acima de 100 mm em parte do Oeste.
Na mesma linha, o modelo de alta resolução WRF da MetSul Meteorologia indica que os acumulados entre hoje e quarta podem ser significativos em setores do Oeste gaúcho, também projetando acumulados de precipitação superiores a 100 mm em algumas áreas.
Os dois modelos podem ser consultados a qualquer hora pelos nossos assinantes (assine aqui) em nossa seção de mapas com duas a quatro atualizações diárias, conforme a simulação computadorizada.
Localidades gaúchas que aparecem nos mapas com pouco ou nada de chuva indicada para esta primeira metade da semana devem ter precipitação maior na segunda metade da semana, mas mesmo assim em diferentes localidades os acumulados não tendem a ser muito altos.
É importante pontuar que a instabilidade não vai se limitar aos próximos dias. Dados indicam que ainda chove em parte do Rio Grande do Sul no próximo fim de semana e no começo da semana que vem, assim que algumas áreas, como o Noroeste do estado, em um intervalo de dez dias, podem ter acumulados expressivos.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.