Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? A semana que se inicia vai registrar muita chuva em parte do território nacional, especialmente no Brasil Central. Volumes elevados devem ser esperados em muitos pontos do Norte do Centro-Oeste do país e de forma mais localizada na Região Sudeste.
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.
Na Região Norte, onde mais vai chover nesta semana que começa é no Amazonas, Acre, Rondônia, Sul do Pará e em Tocantins. Os volumes isoladamente podem ser elevados. Em Roraima e Amapá, assim como no Norte do Pará, a tendência de é chover menos com pancadas isoladas.
Na Região Nordeste, a chuva será outra vez bastante escassa na maior parte da região com a precipitação mais concentrada no Oeste da Bahia pela maior proximidade com o Brasil Central, onde deve chover bastante. Estados como Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba vão ter tempo muito seco.
No Centro-Oeste, a semana terá outra vez volumes altos de chuva em vários pontos da região. Os acumulados mais elevados devem se dar no Mato Grosso, no Norte e Nordeste do Mato Grosso do Sul e no estado de Goiás, assim como na área do Distrito Federal.
Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter instabilidade maior parte no estado de Minas Gerais, em particular no Triângulo Mineiro, no Centro e no Sul do estado. Já em São Paulo, os maiores volumes devem se dar no Norte e Nordeste paulista. No Rio de Janeiro, áreas localizadas podem ter volumes mais elevados. No Espírito Santo e no Sul de São Paulo deve chover com baixos acumulados.
Destacamos que a chuva no Sudeste, no Norte e no Centro-Oeste se dará sob uma atmosfera aquecida sob ar tropical, assim que é provável que a chuva localmente possa ser forte e com temporais de raios, granizo e vento, em especial da tarde para a noite, tal como ocorre nos meses de verão.
No Sul do Brasil, a semana que se inicia deve ter chuva nos três estados da região, mas as precipitações devem trazer baixos volumes na maioria dos pontos. Em alguns pontos, como do Noroeste gaúcho, é possível que sequer chova. A instabilidade se concentra entre esta segunda e a terça com uma frente fria enquanto de quarta em diante o tempo firme predomina na região.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.