Agora é praticamente certo que 2024 ultrapassará 2023 como o ano mais quente já registrado na Terra, de acordo com um novo relatório do Copernicus, o Serviço de Mudanças Climáticas da União Europeia.
Em outubro de 2024, a temperatura média global até agora no ano foi 0,16ºC mais alta do que em 2023, que até então era o ano mais quente registrado, aumentando a chance de 2024 superar o ano passado.
Embora 0,16ºC possa não parecer muito significativo, mesmo pequenos aumentos na temperatura global podem desencadear mudanças substanciais nos padrões climáticos, levando a eventos mais extremos, como ondas de calor, secas, enchentes e incêndios florestais, segundo cientistas climáticos da NASA.
O mês passado também foi o segundo outubro mais quente globalmente, com uma temperatura média de 15,25ºC. O Copernicus observou que 2024 provavelmente será o primeiro ano a ser 1,5ºC mais quente que a média pré-industrial de 1850-1900.
A temperatura média global nos últimos doze meses (de novembro de 2023 a outubro de 2024) foi 1,62ºC acima dos níveis pré-industriais. Os objetivos do Acordo de Paris visam limitar o aquecimento global a 1,5ºC para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas.
As temperaturas médias diárias da superfície do mar em grande parte dos oceanos do mundo continuam bem acima da média, incluindo grande parte do Atlântico. Temperaturas anormalmente altas da superfície do mar podem tornar os furacões mais intensos e podem desempenhar um papel no restante da temporada de furacões no Atlântico, que termina em 30 de novembro.
Ondas de calor marinhas persistentes também são uma grande preocupação para os recifes de corais do mundo, já que o maior evento global de branqueamento de corais registrado continua a impactar esses ecossistemas delicados.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) afirma que quase 77% das áreas de recifes de coral do mundo experimentaram estresse térmico em nível de branqueamento durante este último evento, o segundo evento global de branqueamento de recifes de coral nos últimos 10 anos.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.