Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? E chuva não vai faltar em muitas áreas do Brasil na semana que se inicia. A temporada anual seca do Brasil Central que trouxe meses sem precipitação definitivamente acabou e os próximos dias devem ter chuva na maior parte do território nacional e muita água em algumas áreas que enfrentaram meio ano sem uma gota sequer.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.
Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva nesta semana devem se dar no Amazonas, principalmente no Oeste e no Sul do estado. A semana terá ainda volumes razoáveis de precipitação no Sul do Pará, no Acre e em Rondônia.
Onde menos chove na semana que se inicia será do Centro para o Norte do Pará, no Nordeste do estado do Amazonas e ainda em Roraima e no Amapá. O Amapá, em especial, deve ter precipitação bastante escassa com pancadas muito isoladas.
Na Região Nordeste, a chuva será outra vez bastante escassa na maior parte da região, mas já se observa um aumento da precipitação em parte da região, principalmente em áreas do Oeste da Bahia e do Sul do Maranhão e do estado do Piauí. Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe devem ter uma semana com muito sol e chuva escassa, caindo em pontos muito isolados.
No Centro-Oeste, com o fim da temporada seca, a semana se inicia promete chuva e que não será pouca em várias áreas. Chove bastante nos próximos dias em muitas cidades dos estados do Mato Grosso e de Goiás com marcas somente nesta semana de 100 mm a 150 mm em alguns pontos.
As precipitações alcançam praticamente todo o Centro-Oeste com expectativa de instabilidade em muitas áreas do Mato Grosso do Sul. A chuva deve ser mais frequente principalmente no Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal.
Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter chuva também em quase toda a região. As áreas que mais deve ter chuva serão o interior de São Paulo, o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas Gerais. No Leste de Minas, Norte fluminense e no Espírito Santo chove pouco.
É importante pontuar que, embora possa ocorrer chuva isolada na primeira metade da semana, a maior parte da chuva vai cair na segunda metade da semana no Sudeste do Brasil, especialmente na sexta e no sábado, quando não apenas a chuva tende a ser mais generalizada como mais forte.
As pancadas de chuva no Sudeste e no Centro-Oeste devem se dar sob uma atmosfera aquecida, assim que é provável que a chuva localmente forte venha com temporais de raios, granizo e vento em alguns pontos.
Já no Sul do Brasil onde mais deve chover é no estado do Paraná, especialmente no final da semana. Na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina os volumes nestes sete dias não devem ser altos. No estado gaúcho, os maiores acumulados devem se dar no Oeste e no Norte do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.