Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Uma grande área entre o Centro-Oeste, Sudeste e o Nordeste do país não deve ter chuva durante esta semana que se inicia com os maiores acumulados de previsão outra vez indicados para a região amazônica e o Sul do Brasil, nos extremos Norte e Sul do território nacional.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.

Leia tambémPrevisão do tempo: tendência de chuva para dez dias no Brasil

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva nesta semana devem se dar no Amazonas, Roraima, Oeste do Pará e no Acre. Chove ainda em muitos pontos de Rondônia. Já no Tocantins, o tempo seco predomina com instabilidade isolada no setor Noroeste do estado.

Na Região Nordeste, a chuva será outra vez bastante escassa na maior parte da região com a precipitação mais concentrada na faixa costeira, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas mesmo no litoral deve chover pouco e em poucas áreas. Chove de forma muito isolada ainda em vários pontos do Maranhão.

No Centro-Oeste, o gradual fim da estação seca já permite aumento da chuva, embora irregular, localizada e com volumes baixos em muitas áreas. Chove nesta semana em diversos pontos do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Com a atmosfera muito quente, podem ocorrer temporais isolados de vento forte e granizo. Em Goiás, o tempo seco ainda persiste.

Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter o predomínio do tempo firme e sem chuva na grande maioria das cidades. Há chance de chuva, e mesmo assim sem volumes muito altos, e de forma isolada, em locais mais próximos da costa no Leste paulista, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Mas mesmo nestas áreas o tempo firme predomina quase a semana inteira. Em Minas Gerais, em quase todas as cidades outra semana de tempo seco e quente.

Leia tambémVeja onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana

No Sul do Brasil, a semana que se inicia deve ter chuva nos três estados. O avanço de uma frente fria entre terça e quarta traz chuva generalizada no Rio Grande do Sul e que isoladamente pode ser até forte. A frente vai levar chuva para Santa Catarina e o Paraná também. No final da semana, a previsão é de um novo episódio de instabilidade no Sul do Brasil com chuva.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.