Anúncios

Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Grande parte do país deve ter pouca ou nenhuma chuva mais uma vez, mas já chove de forma isolada em vários pontos do país que vinham enfrentando clima seco persistente à medida que a estação seca se aproxima do fim. O destaque fica para o Sul do Brasil com muita chuva indicada para o Rio Grande do Sul no tempo desta semana.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas. É importante alertar que a projeção do mapa se inicia às 9h deste domingo, assim parte da chuva indicada é de hoje.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva nesta semana devem se dar outra vez no Amazonas. Chove ainda em muitos pontos de Rondônia e do Acre. A chuva alcança na semana ainda várias cidades do Sul do Pará e pode chegar até ao Noroeste do Tocantins. Será a semana com mais chuva no Norte do Brasil desde o fim do último inverno amazônico

Na Região Nordeste, a chuva será outra vez bastante escassa na maior parte da região com a precipitação mais concentrada na faixa costeira, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas mesmo no litoral deve chover pouco e em poucas áreas. Será um das semanas com menos chuva no Nordeste neste ano.

No Centro-Oeste, o gradual fim da estação seca já permite aumento da chuva, embora irregular, localizada e com volumes baixos em muitas áreas. Chove nesta semana em diversos pontos do Mato Grosso, mas no Mato Grosso do Sul as precipitações tendem a ser mais isoladas. A chuva pode alcançar até o Sul de Goiás. Com a atmosfera muito quente, podem ocorrer temporais isolados.

Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter chuva, embora o sol apareça todos os dias. Espera-se chuva isolada, especialmente da tarde para a noite, como no meses do verão, em pontos do interior de São Paulo e do Oeste e Sul de Minas Gerais. Devido ao calor intenso podem ocorrer temporais localizados.

No final da semana, uma frente fria traz chance de chuva em maior número de locais, mas ainda assim a precipitação será mal distribuída no Sudeste nesta semana e não chega a chover em todas as cidades.

No Sul do Brasil, a semana que se inicia deve ter mais chuva no Rio Grande do Sul, em especial no Oeste e no Sul gaúcho com uma frente quente e depois estacionária. Os volumes podem ser extremamente altos e com risco de enchente, além de temporais.

Na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná chove mais entre quinta e sexta, quando a frente começar a se deslocar para Norte como um sistema frontal frio que trará chuva para muitas cidades e risco de temporais isolados durante sua passagem.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.