
Chuva marcou toda a cerimônia de aberturas dos jogos olímpicos ontem em Paris e molhou atletas, jornalistas e o público nas ruas da capital francesa | OLI SCARFF/AFP/METSUL METEOROLOGIA
A imprensa internacional recebeu com elogios e admiração a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, um espetáculo “memorável”, “ambicioso” e algo “raro”, que prevaleceu sobre o revés da chuva que caiu na capital francesa.
“Estava molhado, algumas partes eram estranhas, a maior parte era linda e tudo era muito, muito memorável”, resumiu Kyle Feldscher na rede de televisão norte-americana CNN.
A chuva apareceu sem ser convidada, o que “pode ter levado à cerimônia de abertura mais úmida da história dos Jogos Olímpicos”, disse o comentarista, que reconheceu que o mau tempo não roubou os holofotes dos artistas e atletas.
O espetáculo foi “muitas vezes brilhantemente frenético e, outras vezes, emocionante”, disse Sonia Oxley, da BBC. “Uma coisa é certa: este espetáculo de abertura dos Jogos Olímpicos é para sempre. Durante quase quatro horas, Paris ofereceu tudo o que era necessário para fazer desta noite um momento inesquecível”, escreveu Tobias Rabe nas colunas do Frankfurter Allgemeine Zeitung.
AGORA | Fim de tarde em Paris sob céu encoberto e tempo chuvoso. Foto da Torre Eiffel por Fabrice Coffrini da @AFP. pic.twitter.com/7yDUEJyQUg
— MetSul #AjudaRS (@metsul) July 26, 2024
No El País, o principal jornal de Espanha, o cronista Carlos Arribas destacou que “Paris maravilha o mundo sob a inundação” com “a cerimônia de inauguração mais ousada de que há memória”.
“Um blockbuster às margens do Sena”, aplaudiu o jornalista Sebastiano Vernazza, da italiana Gazzetta dello Sporte, embora lamente “a falta de cobertura nas arquibancadas” que deixou o público encharcado sob a chuva persistente.
AGORA | Chuva fraca a moderada em Paris durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A temperatura no Aeroporto de Charles de Gaulle é de 20ºC com chuva leve. As fotos são da agência @AFP. pic.twitter.com/L1vhjPl8Ui
— MetSul #AjudaRS (@metsul) July 26, 2024
Mas quanto choveu durante a cerimônia de abertura dos jogos? Pelas imagens de tevê em que iluminação destaca a chuva, pareceu ter sido muito água durante a festividade no Rio Sena e nas ruas parisienses.
A MetSul Meteorologia fez um levantamento com base em estações meteorológicas na área em que ocorreram as apresentações e os desfiles na cerimônia de aberturas dos jogos entre a tarde e noite da sexta em Paris.
Duas estações meteorológicas mostram praticamente a mesma quantidade de chuva na região da cerimônia de abertura. Um equipamento perto da Torre Eiffel registrou 4 mm nas quatro horas da cerimônia e outro perto do Museu do Louvre indicou 4,2 mm no mesmo período.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.