Anúncios

Massa de ar seco e quente de grande abrangência cobre neste momento a maior parte do Brasil com temperatura elevada de Norte a Sul do país. O ar seco ainda inibe chuva e favorece um aumento na ocorrência de queimadas em diversos estados com fumaça se misturando ao calor e à baixa umidade relativa do ar.

Mapa de calor no Brasil

METSUL

São vários dias seguidos em que a temperatura supera durante o período da tarde os 35ºC em várias unidades da federação com o calor mais intenso concentrado no Centro-Oeste, parte do Nordeste e no Sul da região amazônica.

Ontem, por exemplo, na Região Norte, as máximas chegaram a 36,6ºC em Boca do Acre (AM); 36,5ºC em Pedro Afonso (TO); 36,4ºC em Redenção (PA); 36,0ºC em Tarauacá (AC); e 35,8ºC em Porto Velho (RO).

Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram ainda no Centro-Oeste máximas ontem de 36,0ºC em Cuiabá (MT); 35,8ºC em Corumbá (MS); e 35,0ºC em São Miguel do Araguaia (GO).

Na Região Sudeste, muitas cidades passaram dos 30ºC durante a tarde da terça-feira no interior do estado de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro e ainda no Norte do estado de Minas Gerais.

As temperaturas se elevaram muito mesmo no Sul do Brasil. As máximas passaram dos 30ºC no Norte do Paraná. No Rio Grande do Sul, a terça teve máxima de 29,6ºC em Campo Bom. Em Porto Alegre, a estação oficial indicou 29,4ºC, ou seja, 10ºC acima da média histórica máxima de julho.

Onde o calor aumenta

As áreas sob calor intenso não devem se modificar muito nos próximos dias com as marcas mais extremas concentradas no Centro-Oeste, em Tocantins e em áreas do Sul da região amazônica. O calor será especialmente intenso entre o Sul do Amazonas, Rondônia e o Mato Grosso.

Cuiabá é uma das cidades que deve ter intensificação do calor nos próximos dias. As máximas à tarde na capital do Mato Grosso, que têm oscilado entre 35ºC e 37ºC, em alguns dias podem atingir valores na faixa de 38ºC a 40ºC.

A temperatura se eleva também no estado de São Paulo nos próximos dias. Na capital paulista, a tendência é que a temperatura suba gradualmente até o domingo com marcas em alguns dias de até 27ºC a 28ºC, o que é elevado para os padrões de julho.

Onde o calor diminui

O Rio Grande do Sul é o local do Brasil em que a temperatura alta não deve se sustentar por muito mais tempo com previsão de instabilidade que trará chuva e ingresso de ar mais frio que provocará queda de temperatura.

A tarde desta quarta-feira, entretanto, ainda será quente no território gaúcho com uma previsão de máximas de 28ºC a 30ºC em pontos do Oeste, Noroeste, vales e a região metropolitana de Porto Alegre.

Chuva isolada atinge nesta quinta a Metade Sul gaúcha e a Metade Norte na sexta, mas não chega a chover em muitas cidades. A instabilidade com aumento de nuvens impedirá aquecimento tão acentuado quanto ontem e hoje e no Sul do estado a queda da temperatura será maior. Massa de ar frio, ademais, ingressa com chuva no começo da semana que vem.

O pulso de ar frio do começo da próxima semana será responsável ainda por provocar queda de temperatura em Santa Catarina e no Paraná assim como em parte do Sudeste do Brasil, inclusive na cidade de São Paulo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.