Depois de semanas de frio extremo e enorme quantidade de neve, a Patagônia enfrenta agora inundações pelo degelo da neve com um período de muito alta temperatura no auge do inverno. Rios subiram rapidamente na região e as águas atingiram moradias em algumas localidades.
A localidade mais atingida é Los Antiguos, na província de Santa Cruz, onde o rápido degelo da neve acumulada e o aumento da vazão dos rios geraram inundações em poucas horas. Até agora seis famílias deixaram suas casas.
“O rio Los Antiguos começou a subir brutalmente, transbordou e algumas casas foram inundadas, tivemos que evacuar cerca de seis famílias e tentar conter a enchente”, disse a prefeita, Zulma Neira. Destacou que recebem ajuda das autoridades provinciais, enquanto aguardam a chegada do Comitê de Operações de Emergência (COE).
Em consequência das inundações provocadas pelo degelo, as autoridades mobilizaram ajuda para Los Antiguos, Perito Moreno, Lago Posadas e Gobernador Gregores. Houve o envio de maquinário, alimentos e suprimentos. Nessas áreas, o aumento da vazão dps rios afetou estradas e pontes com inundações em zonas baixas.
“O que aconteceu conosco com o transbordamento do rio se deve à falta de investimento ao longo dos anos, porque a última defesa que foi feita em Los Antiguos foi em 1995. Então, hoje temos que falar em fazer uma defesa que seja sólida para que isso “não volte a acontecer”, afirmou a prefeita.
A temperatura se elevou demasiadamente na região nesta semana com marcas muito acima do normal para o mês de julho, o que levou ao rápido derretimento da neve com as graves inundações.
🌊En Los Antiguos, en el noroeste de Santa Cruz, el #deshielo provoca inundaciones en las calles y bloquea el ingreso a viviendas.
⚠️ Rige alerta por #lluvias en el sudoeste de la provincia ☔️
Más información y recomendaciones:https://t.co/GRjfngFWuF
📹 @ornellavezzoso pic.twitter.com/XjsB1N5r2z
— SMN Argentina (@SMN_Argentina) July 23, 2024
A temperatura chegou a 26,5ºC em Puerto Madryn, maior marca na cidade patagônica em julho no período 1991-2024. Perito Moreno atingiu 17,7ºC, valor que supera todas as máximas do período 1983-2024 em julho. Várias cidades destas regiões passaram dias seguidos com máximas abaixo de zero no fim de junho e começo de julho.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.