Anúncios
Foto mostra nevoeiro em Porto Alegre que não vive veranico

Sem veranico, Porto Alegre teve nevoeiro denso ontem e hoje está com céu encoberto com alta umidade e neblina em pontos da cidade | FERNANDO OLIVEIRA/ARQUIVO

Muito se tem ouvido falar sobre um veranico no Rio Grande do Sul, entretanto não é porque a temperatura se eleva depois de um período frio que necessariamente haverá a caracterização de um veranico em Porto Alegre e outras cidades gaúchas.

A caracterização de um veranico, que não ocorre apenas em maio, é dependente de uma coincidência de condições meteorológicas que, por exemplo, neste momento, não estão preenchidas em Porto Alegre e muitas cidades gaúchas.

Ontem, por exemplo, as mínimas desceram a -0,6ºC em São José dos Ausentes; 2,3ºC em Canela; 3,1ºC em São Francisco de Paula e em Soledade; e 3,3ºC em Cambará do Sul e Vacaria. Obviamente, não se pode falar em veranico nestas regiões com estes valores de temperatura.

Neste sábado, estas mesmas áreas voltaram a ter marcas muito baixas em mais uma madrugada fria que anotou mínimas de -0,3º C em São José dos Ausentes; 3,1ºC em Cambará do Sul; 4,4ºC em Vacaria; e 4,8ºC em Canela.

No caso de Porto Alegre, ontem a tarde foi quente com máxima de 27,2ºC na estação do Jardim Botânico. Trata-se de uma máxima condizente com veranico. Ocorre que não basta a máxima e a mínima também deve ser mais alta, o que não ocorreu na sexta com 10,6ºC na estação.

Ainda em Porto Alegre, neste sábado a mínima ficou dentro do patamar que caracteriza veranico com 13,2ºC, porém a máxima não vai passar dos 25ºC, logo não preencherá o critério de máxima.

Veranico, além disso, pressupõe dias de tempo aberto e com sol. Foi o caso de ontem em Porto Alegre, uma vez dissipado o nevoeiro do começo da manhã, mas não será o caso deste sábado, dia de muitas nuvens que impedem um maior aquecimento.

A definição de veranico

Não existe uma definição técnica na literatura com critérios objetivos que definam o veranico de maio em todo o Rio Grande do Sul. Critérios para a caracterização de um veranico constam de trabalhos do médico e meteorologista Floriano Peixoto Machado, ainda da primeira metade do século passado.

Machado definiu o veranico como um período de tempo estável e mais quente seguindo-se a um de frio no outono ou no inverno. Utilizando a climatologia da cidade de Porto Alegre, o meteorologista definiu quatro critérios objetivos para a caracterização de um veranico em seus apontamentos sobre o clima gaúcho.

Quais são estes critérios que definem um veranico e que se valem da climatologia da capital gaúcha? Máximas superiores a 25ºC, mínimas superiores a 12ºC, duração mínima de 4 dias, céu limpo ou com poucas nuvens sob vento muito fraco ou calmo.

Assim, ao contrário do que muita gente crê, um ou dois dias de temperatura mais alta ou quentes em maio ou no inverno não são suficientes para caracterizar um veranico. Uma sequência mais longa de dias com mínimas e máximas mais altas do que o normal se faz necessária de forma a caracterizar o veranico, o que até agora não ocorreu.

Próxima semana terá dias mais quentes

A segunda metade da semana que vem, entre quarta e sexta, deve ter dias mais quentes em Porto Alegre e na maior parte do Rio Grande do Sul. Se por quatro dias seguidos forem preenchidos os critérios de mínima, máxima e tempo aberto com vento fraco ou calmo, poderá se falar eventualmente em veranico. Neste fim de semana e no começo da semana, porém, os critérios seguirão sem serem preenchidos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.