Foto de fim de tarde em dia de grande amplitude de temperatura

Temperatura variou muito entre a mínima e máxima no Rio Grande do Sul | DENIS GOERL

O Rio Grande do Sul registrou nesta sexta-feira temperatura abaixo de zero na madrugada e calor acima de 30ºC durante a tarde em dia de tempo aberto e muito sol marcado por uma grande amplitude térmica em diversas regiões do estado.

O tempo aberto com perfil seco da atmosfera e vento calmo a fraco durante a noite de quinta e o começo da sexta proporcionou maior resfriamento e grande parte do território gaúcho anotou ao amanhecer mínimas de um dígito, abaixo de 10ºC.

Leia tambémNovo episódio de chuva volumosa no Sul do Brasil trará mais cheias de rios

Nas áreas de maior altitude do estado, a sexta se iniciou até com formação de geada em baixadas da região dos Campos de Cima da Serra e temperatura mínima negativa com registro de estação automática particular de -0,6ºC em São José dos Ausentes.

Já a tarde, ao contrário, foi quente para os padrões de julho em parte do estado. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram 30,3ºC em Uruguaiana e 30,2ºC de máxima em Alegrete.

Fez ainda na rede oficial de estações meteorológicas máximas de 29,8ºC em Quaraí; 29,1ºC em São Vicente do Sul; 29,0ºC em São Borja; 28,6ºC em Santiago e São Luiz Gonzaga; e 28,4ºC em Campo Bom.

Leia tambémRio Grande do Sul volta a registrar frio abaixo de zero

Em Porto Alegre, onde o dia começou com forte nevoeiro e depois o tempo abriu com céu claro e muito sol, a temperatura mínima na estação oficial do bairro Jardim Botânico foi de 10,3ºC com uma máxima de 26,3ºC, amplitude térmica expressiva de 16ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.