Anúncios
Foto mostra tempestade no Centro de Chicago

Chicago foi atingida por tempestade severa na noite de segunda-feira com uma dezena de tornados relatados na região com estragos. Dois principais aeroportos da cidade suspenderam operações com o tempo severo. | SCOTT OLSON/GETTY IMAGES/AFP/ARQUIVO

Tempestades severas e significativas, algumas com ventos com força de furacão, atingiram partes do Meio-Oeste e da região dos Grandes Lagos dos Estados Unidos nas últimas horas, após uma série de tempestades intensas já ter castigado a mesma área do território norte-americano na noite do domingo. Foi um evento de derecho, uma linha de tempestades com violentos vendavais que se estende por centenas de quilômetros.

Vários tornados foram relatados no estado de Illinois. Mais de 13 milhões de pessoas estavam sob alerta de tornado. Uma série de “tempestades destrutivas” passou pelo Nordeste de Illinois, incluindo a área da cidade de Chicago, na noite de segunda-feira e vários tornados foram relatados, informou o escritório local do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS)

Os meteorologistas do escritório de Chicago do NWS tiveram que procurar abrigo pelos tornados e temporariamente os trabalhos tiveram que ser transferidos para outro escritório do órgão na região que seguiu emitindo as advertências meteorológicas.

Os movimentados aeroportos O’Hare e Midway de Chicago alertaram sobre o mau tempo nas redes sociais na noite de segunda-feira. Cerca de 70 voos foram cancelados e mais de 500 atrasaram nos dois aeroportos, segundo o site de rastreamento de voos FlightAware.

O Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago chegou a suspender as operações e todas as operações de pouso e decolagem foram brevemente interrompidas devido a um tornado que atingiu uma área perto do aeroporto. As rajadas de vento em O’Hare chegaram a 100 km/h.

Por volta das 22h, o risco de tornados havia terminado no Condado de Cook, que inclui Chicago, disse o Serviço Meteorológico. Mas as tempestades estavam se movendo para o Leste, em direção a Indiana. Quase 380.000 pessoas ficaram sem energia no norte de Illinois por volta das 22h40.

“Dezenas de circulações” (possíveis tornados identificados no radar) foram relatadas quando as tempestades na área de Chicago provocaram “múltiplos tornados ao mesmo tempo” na noite de segunda-feira. Por toda a cidade, inclusive no Loop, na área central de Chicago, as sirenes de alerta soaram repetidamente para advertir a população do risco de tornados.

As tempestades se deslocaram de Oeste para Leste em toda a área, com tornados “indicados por radar” relatados em vários subúrbios, enquanto o mau tempo provocava alertas e avisos em todos os condados da área de Chicago. O Serviço Meteorológico Nacional chamou a linha de tormentas de uma série de “tempestades destrutivas”. O vento chegou a 160 km/h em Camp Grove, estado de Illinois.

Meteorologistas de canais locais de televisão, que informavam a todo momento no ar sobre a aproximação das tempestades severas, descreveram a onda de temporais como uma “noite incrivelmente ativa”. “Já se passaram anos e anos desde que vimos algo assim”, disse Kevin Jeanes, meteorologista da NBC 5 de Chicago.

O Corpo de Bombeiros de Chicago informou ter atendido “vários” relatos de problemas de desabamento de varandas e árvores caídas. Um quarteirão inteiro de árvores foi derrubado perto da 70th e Campbell, disse o departamento.

Em Joliet, houve numerosos relatos de linhas de energia caídas em toda a cidade e várias estradas foram parcial ou totalmente bloqueadas por árvores ou galhos caídos, segundo a polícia. Relatos de árvores derrubadas vieram de vários outros subúrbios.

Uma mulher morreu depois que árvore caiu sobre uma casa durante fortes tempestades perto de Cedar Lake, Indiana, na noite de segunda-feira. De acordo com o Lake County Coroner’s Office, a vítima tinha 44 anos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.