
Montevidéu (foto) voltou a ter marcas negativas hoje | PABLO SCHIAVI
O frio intenso seguiu castigando o Uruguai neste domingo com temperatura muito baixa em quase todo o país e marcas abaixo de zero em grande número de departamentos uruguaios. O destaque ficou para o frio na região metropolitana de Montevidéu.
A menor temperatura registrada neste domingo no Uruguai foi de 3,9ºC abaixo de zero na estação do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) na localidade de Florida, no departamento de Florida. A cidade é normalmente uma das mais frias do país.
Os termômetros indicaram ainda na rede oficial do Inumet mínimas de -2,3ºC na cidade de Mercedes; -2,3ºC em San Jacinto; -2,1ºC em San José; -1,9ºC em Rocha; -1,6ºC em Durazno; e -0,7ºC em Tacuarembó.
A capital Montevidéu mais uma vez anotou uma madrugada congelante com mínimas abaixo de zero em suas duas estações meteorológicas oficiais do Inumet. As mínimas foram de -1,2ºC em Melilla e -1,4ºC no Prado.
Mais o que mais chamou a atenção no frio do Uruguai deste domingo foi a mínima no Aeroporto Internacional de Carrasco de 3,2ºC abaixo de zero, a menor entre todas as oficiais do país.
Marcas tão baixas quanto 3ºC negativos em Carrasco, no departamento de Canelones, são muito pouco comuns e somente ocorrem em episódios de frio de grande intensidade, mostra a estatística.
No período 1961-1990, a menor mínima absoluta em Carrasco (região metropolitana de Montevidéu) foi de -0,5ºC. Já na série 1981-2020, o menor registro na estação foi de -3,1ºC. E na série 1991-2020, a menor marca na estação do aeroporto internacional foi de -4,5ºC, em junho, e de -4,2ºC, em julho. Ou seja, a mínima de hoje ficou entre as menores dos últimos 60 anos.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.