Anúncios

Subida do Rio dos Sinos alagava áreas de várzea hoje em Campo Bom na segunda cheia deste ano | NILSON WOLFF

Os rios baixam e sobem dependendo do ponto da bacia nesta terça-feira no Rio Grande do Sul depois dos altos volumes de chuva ocorridos no estado no começo desta semana, quando chegou a chover de 100 mm a 200 mm em vários municípios.

O nível do Rio Caí estava hoje no final da tarde em 11,74 metros em São Sebastião do Caí após ter atingindo um pico de 14,66 metros na segunda, inferior ao máximo de 17,60 metros de maio.

Já o Rio Taquari em Estrela estava no fim da tarde de hoje com 21,30 metros após ter atingido 24,14 metros na segunda à noite, muito abaixo do pico de 33 metros do começo de maio.

O Rio dos Sinos subia lentamente no Vale e atingia em Campo Bom 6,68 metros no fim da tarde, valor abaixo da cheia de maio passado, quando atingiu 8,53 metros na cidade do vale.

O Rio Jacuí, por sua vez, também se elevava no Centro do estado, mas com nível que não atingia sequer marcas de atenção na régua de medição da cidade de Rio Pardo.

Finalmente, o nível do Guaíba em Porto Alegre subia lentamente e atingia 2,31 metros às 17h na régua da Tidesat do cais. Logo, estava 70 cm abaixo da cota de transbordamento e cerca de três metros abaixo do pico da cheia de maio.

Como não há grande cheia no Jacuí e a cheia no Taquari foi apenas média, a subida do Guaíba, com o que choveu até agora, sequer chegará perto das marcas de novembro de 2023 (3,46 m) e muito menos de maio de 2024 (mais de 5 m). O risco se concentra apenas nas ilhas, onde com cotas acima de 2 metros já ocorrem alguns alagamentos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.