A semana que começa será mais uma em que grande parte do Brasil não deve ter chuva por conta de uma grande massa de ar seco e quente que atua na maior parte do país com dias de sol e temperatura muito alta para esta época do ano.
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.
Onde mais deve chover no Brasil nesta semana será novamente no Norte e no litoral do Nordeste, mas mesmo na Região Norte a precipitação será escassa em muitas áreas. Onde mais deve chover é no Norte do Amazonas e do Pará, além de Roraima e Amapá com altos volumes em Roraima.
Mais ao Sul da Região Norte, a tendência é de uma semana de chuva escassa. O tempo firme vai predominar em Rondônia e Tocantins assim como em pontos do Sudeste do Amazonas e do Sul do Pará.
Na Região Nordeste, a chuva será escassa na maior parte da região com a precipitação outra vez mais concentrada na faixa costeira, mas são pancadas que se intercalam com períodos de sol. O Oeste da Bahia e a maior parte do Piauí sequer devem ter chuva na semana.
No Centro-Oeste e na maior parte do Sudeste é o tempo firme que predomina sem chuva outra vez nesta semana. No Sudeste, não cairá uma gota durante a semana na esmagadora maioria dos municípios da região. A secura generalizada se repete também no Centro-Oeste, onde quase nenhum lugar deve ter chuva na semana.
No Sul do Brasil, pouco ou nada de chuva na maior parte do Paraná. Em Santa Catarina, o Oeste terá uma semana de tempo firme com chance de chuva no sábado. No resto do estado, tempo firme ao longo da semana.
No Rio Grande do Sul, que segue sofrendo os efeitos das enchentes, a semana terá tempo firme na maior parte dos dias. Nesta segunda e na terça, enquanto o sol brilha na maioria das cidades, pontos isolados do Sul e do Leste podem ter chuva localizada e sem maiores volumes. No próximo sábado, chove em várias regiões gaúchas, mas os dados hoje não indicam altos volumes.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.