Anúncios

Semana começou sob influência de massa de ar frio no Rio Grande do Sul com dias de sol, nuvens e vento Leste. Grande Porto Alegre anotou mínima na casa dos 15ºC nesta terça-feira. | DANIEL FLECK

Uma massa de ar frio traz temperaturas de outono em plena segunda metade de janeiro no Rio Grande do Sul com tardes agradáveis e temperatura baixa para esta época do ano à noite em grande número de cidades gaúchas. Vários municípios registram mínimas entre 10ºC e 15ºC, quando normalmente a esta altura do ano as mínimas estariam ao redor ou acima dos 20ºC.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas desta terça no Rio Grande do Sul foram de 11,4ºC em São José dos Ausentes; 12,9ºC em Vacaria; 13,1ºC em Cambará do Sul; 13,2ºC em Canela; 14,1ºC em Soledade; 14,2ºC em Lagoa Vermelha e Dom Pedrito; 14,5ºC em Serafina Corrêa; 14,7ºC em Passo Fundo; e 14,9ºC em Canguçu e Caçapava do Sul.


Estações particulares indicaram mínimas nesta terça de 11,9ºC em São José dos Ausentes; 11,9ºC em Caxias do Sul; 12,3ºC em Bom Jesus, 12,8ºC em Cambará do Sul, Vacaria e São Francisco de Paula; 13,3ºC em Gramado e Ilópolis; 13,4ºC em Antônio Prado; 13,5ºC em Alto Feliz; 13,7ºC em Esmeralda, Muitos Capões, Monte Alegre dos Campos e Pinhal da Serra; e 13,9ºC em Lagoa Vermelha.

Por que a temperatura baixa? Uma massa de ar frio de trajetória oceânica influencia o tempo no Sul do Brasil. O ar frio está associado a um centro de alta pressão de 1.026 hPa que está sobre o Atlântico a Leste do Rio da Prata. Mais a Leste, distante do continente, uma área de baixa pressão impulsiona o ar mais frio do mar para o continente.


E vai seguir o tempo agradável? Sim. Até o final desta semana a previsão é de marcas agradáveis e abaixo do que normalmente se observa com um pouco de calor à tarde em cidades perto da Argentina. O ar mais frio sobre o mar segue favorecendo vento do quadrante Leste que por vezes sopra com rajadas e instabilidade muito isolada intercalada com sol na faixa Leste gaúcha.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios