Primeiro evento de ZCAS do verão de 2024 trará chuva volumosa a excessiva para pontos do Centro-Oeste e, especialmente, do Sudeste do Brasil. Os acumulados de chuva em algumas áreas podem ser excessivos com risco de inundações, deslizamentos de terra, desmoronamentos e danos em rodovias.
O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada para os próximos sete dias no Brasil a partir de dados do modelo meteorológico alemão Icon, com base na rodada da 0Z deste sábado. O modelo está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.
Como se observa, haverá no período uma faixa de chuva mais volumosa que se estenderá do Centro-Oeste para o Sudeste do Brasil com acumulados muito altos em alguns pontos. Trata-se de um corredor de umidade típico desta época do ano, também conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul, ou ZCAS na sigla.
O primeiro evento de ZCAS do verão será desencadeado por uma frente fria que avança do Sul para o Sudeste do Brasil, impulsionada por uma massa de ar mais frio de trajetória oceânica que trará uma virada de ano com marcas agradáveis em muitas cidades do Sul do Brasil.
A chuva deve ser mais volumosa em áreas do Pará, parte do Mato Grosso, em Goiás, Minas Gerais, no Norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O estado mineiro deve ser o mais afetado pela chuva que, localmente, será excessiva.
Pontos de Minas Gerais podem anotar nos próximo sete dias acumulados de 200 mm a 300 mm, isoladamente até maiores, o que eleva muito o risco de inundações, problemas em rodovias e deslizamentos de terra.
A primeira semana de janeiro em Belo Horizonte deve ser muito chuvosa e com elevados acumulados de precipitação. A chuva em alguns momentos será torrencial na cidade e com risco de temporais, o que pode gerar alagamentos e inundações repentinas.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é conhecida por uma faixa de nebulosidade que atravessa o Brasil. Este corredor de umidade, um verdadeiro rio atmosférico, tem uma orientação climatológica típica de Noroeste para Sudeste, estendendo-se da região da Amazônica até o litoral da Região Sudeste.
Em alguns casos, especialmente durante o verão, a orientação da ZCAS chega a levar a faixa de maior instabilidade até os litorais do Paraná e de Santa Catarina, o que explica o tempo às vezes muito chuvoso durante o verão no litoral catarinense enquanto o Oeste de Santa Catarina enfrenta estiagem e falta de chuva.
Os eventos de ZCAS são sazonais. São comuns entre os meses de novembro e março, ou seja, é um fenômeno típico de estação quente e podem durar até dez dias consecutivos, causando grandes volumes de precipitação nas áreas de atuação.
Tais eventos da Zona de Convergência do Atlântico Sul podem ser iniciados com a participação de frentes frias, que atravessam o Sul do Brasil e que ao chegarem na Região Sudeste passam a gerar convergência de umidade da região amazônica até o Oceano Atlântico.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.