Anúncios

Ressaca do mar neste sábado na praia de Capão da Canoa | FERNANDO OLIVEIRA

O sábado do feriadão de Ano-Novo é de ressaca do mar no litoral do Rio Grande do Sul. O mar avançou e toma conta de grande parte da faixa de areia em praias do Litoral Norte do estado, fazendo com que os veranistas se concentrem próximos aos cômoros de areia.

A manhã foi de tempo nublado em diversas praias do Litoral Norte enquanto no Litoral Sul gaúcho o sol apareceu desde cedo da manhã. A temperatura variava entre 23ºC e 25ºC na maioria das praias em dia de marcas muito agradáveis para o verão.


Apesar do mar agitado e da ressaca, a praticamente informava que o Porto de Rio Grande, no Sul do estado, estava praticável para operações na tarde deste sábado com vento de Sul ao redor de 30 km/h.

A Marinha do Brasil tem dois avisos válidos para partes do litorais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O primeiro de mar grosso e o segundo de ressaca do mar com ondas de até 2,5 metros na costa.


Normalmente, ressacas do mar são mais frequentes nos meses do outono, inverno e primavera, quando há maior número de ciclones no Atlântico Sul, mas como o fenômeno também se forma no verão invariavelmente acabam ocorrendo ressacas também nos meses quentes do ano.

Era exatamente o caso deste sábado com um grande ciclone no Atlântico Sul que impulsionava uma massa de ar frio de maior intensidade a Leste da Argentina e que alcançava o estado gaúcho. O swell gerado pelos ventos fortes em alto do mar do ciclone provocou a ressaca.

METSUL

A imagem de satélite do canal visível da tarde deste sábado mostrava a frente fria no litoral do Sudeste e uma grande quantidade de nuvens estratocumulus sobre o Atlântico no Leste da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. Estas nuvens se formam quando há uma massa de ar fria sobre as águas mais quentes do oceano.

O mar vai seguir sob ressaca neste domingo na costa gaúcha, mas gradualmente deve diminuir a agitação marítima. A tendência é de condições melhores no mar na segunda com o afastamento do swell do Rio Grande do Sul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios