Anúncios

Qual a rota do ciclone que se forma nesta segunda? Um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul vai mexer com o tempo neste dia de Natal (leia aqui o alerta), provocando chuva e temporais isolados nos três estados da região ao longo desta segunda-feira. A instabilidade aumenta muito entre a madrugada e de manhã no Rio Grande do Sul, avançando na sequência para Santa Catarina e o Paraná.

FSU

O mapa acima mostra a rota do ciclone que surgirá neste dia de Natal. O ciclone vai se formar a partir de uma área de baixa pressão que avança entre a madrugada e manhã desta segunda-feira para o Rio Grande do Sul e o Uruguai a partir do Nordeste da Argentina, gerando chuva e tempestades isoladas.


À tarde, a baixa pressão se aprofundará rapidamente na costa gaúcha e seguirá se intensificando à noite ainda a Leste do estado e do Uruguai, movendo-se para Leste. Com isso, o tempo já deve apresentar melhoria em várias cidades gaúchas durante a tarde deste dia de Natal.

Na terça-feira, a rota do ciclone indica que o sistema se organiza mais e ganha força, entretanto estará se distanciando do continente e terminará o dia muito longe da costa do Sul do Brasil, atuando em mar aberto no Atlântico Sul, sem oferecer riscos para a área continental. Na quarta, o ciclone vai estar posicionado ainda mais longe do continente.


Haverá dois momentos de vento durante a atuação deste ciclone. No primeiro, quando da sua formação, podem ocorrer alguns vendavais na passagem de fortes áreas de instabilidade. São rajadas fortes de curta duração e típicas de temporais. No segundo, com o ciclone maduro na costa, o vento ocorre com rajadas que se intercalam com vento fraco a moderado por horas.

Podem ocorrer ainda eventos localizados de chuva muito intensa em curto período com acumulados muito altos, capazes de gerar alagamentos e inundações repentinas em algumas cidades. No geral, porém, os volumes de precipitação não tendem a ser muito altos porque a instabilidade será de passagem rápida.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios