Anúncios

Nível do Jacuí que desemboca no Guaíba ainda sobe no Centro do estado e alaga áreas de Eldorado do Sul | BRUNO PERES/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Guaíba subiu acentuadamente no final do domingo e no começo desta segunda-feira, tal como era antecipado há dias pela MetSul Meteorologia, como consequência do vento que mudou para o quadrante Sul pelo ingresso de uma massa de ar frio com a passagem de uma frente fria.

De acordo com dados da régua eletrônica de medição da empresa TideSat, instalada no Cais Mauá, o nível do Guaíba no final da madrugada desta segunda-feira estava em 2,74 metros no cais.

A marca é muito elevada, uma vez que o nível médio histórico de junho do Guaíba é de 1,02 metro, e está apenas 26 cm abaixo da cota de transbordamento no cais. O valor, entretanto, está muitíssimo abaixo do pico de mais de 5 metros da cheia do começo de maio.

O aumento do nível do Guaíba decorreu no momento inicial, na semana passada dos altos volumes de chuva registrados no Rio Grande do Sul com as cheias de vários rios afluentes. Os acumulados em vários pontos da Metade Norte ficaram entre 200 mm e 300 mm na semana passada.

Neste momento, o aumento ocorre por efeito do vento do quadrante Sul que soprou moderado a forte no Norte da Lagoa dos Patos no final do domingo e na madrugada de hoje, represando o escoamento do Guaíba.

Com o vento Sul, o Guaíba se elevou cerca de 20 centímetros nas últimas horas, mas não vai subir muito mais do que os valores atuais no curto prazo. Uma alta sustentada dependeria de aumento substancial de vazão de rios, o que não vai ocorrer, enquanto elevação de nível por vento Sul é limitada e em poucas horas.

O nível do Guaíba, entretanto, seguirá muito alto e ao redor dos valores das cheias do El Niño de 2015. Isso porque segue recebendo um alto volume de água do Sinos, Gravataí e principalmente o Jacuí.

O Jacuí ainda sobe na parte intermediária e final da bacia. O maior afluente do Guaíba estava na madrugada de hoje com 11,40 metros em Rio Pardo enquanto na mesma hora no dia anterior o nível era de 10,87 metros.

Assim, a vazão do Jacuí na direção de Porto Alegre é ainda alta.  Nesse cenário, o Guaíba vai se manter muito alto. Enfatizamos, como temos feito reiteradamente, que o risco maior é para as ilhas, que terão mais alagamentos neste começo de semana, mas não é uma repetição de maio. O cenário é mais perto das enchentes do inverno e primavera de 2015.

Com o nível do Guaíba ao redor de 2,70 metros, há possibilidade de refluxo das águas pela rede de esgotos de forma localizada em pontos da Voluntários próximos da São Pedro assim como no bairro Praia de Belas, nas proximidades do Tribunal de Justiça e da sede do IPE, se o sistema de bombeamento não funcionar adequadamente.

Há risco ainda de alagamentos entre a Assis Brasil e Cachoeirinha, no acesso da Flores da Cunha, pelo represamento do Rio Gravataí que está muito alto e estava no final da madrugada de hoje em 4,83 metros em Gravataí e ainda se elevava.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.