Anúncios

Frente quente provocou muitos raios nas últimas horas | DENIS GOERL

Uma frente quente se formou sobre o Rio Grande do Sul entre o final da terça-feira e o começo desta quarta-feira com chuva forte em diversas cidades e ainda temporais localizados com alta incidência de raios e granizo em vários municípios.

Ao contrário da chuva volumosa do último domingo, que se concentrou na Metade Norte com marcas de 100 mm a 200 mm em vários municípios, os mais altos volumes agora se deram da faixa central do estado para o Sul.

De acordo com dados de estações meteorológicas, os maiores volumes de chuva nas últimas horas se concentraram principalmente em cidades do Oeste, do Centro e do Sul estado, mas em especial na faixa central do território gaúcho de Alegrete até Porto Alegre.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro Nacional de Monitoramento de Desastre anotaram em 12 horas até às 6h da manhã de hoje no interior 117 mm em Alegrete, 110 mm em Nova Palma, 85 mm em Lagoa Bonita do Sul e 79 mm em São Jerônimo,

Os equipamentos oficiais anotaram ainda 72 mm em Santa Maria e Rio Pardo, 63 mm em Rosário do Sul, 61 mm em Caçapava do Sul, 57 mm em Faxinal do Soturno e 56 mm em Cachoeira do Sul.

Já na Grande Porto Alegre, os volumes de chuva em 12 horas até o final da madrugada desta quarta foram de 72 mm em Barra do Ribeiro, 56 mm em Canoas, 49 mm em Gravataí e 33 mm em São Leopoldo.

No mesmo período de 12 horas até às 6h de hoje, em Porto Alegre os acumulados foram de 67 mm no Higienópolis, 61 mm em Belém Novo, 53 mm no Jardim Botânico e no Partenon e 46 mm na Auxiliadora.

Uma vez que a chuva prossegue, os acumulados de chuva tendem a se elevar ainda mais no decorrer das próximas horas com marcas localmente excessivas, principalmente no Centro, Sul e parte do Leste gaúcho.

Frente quente trouxe ainda temporais

A frente quente trouxe, além da chuva, também muitos e raios e temporais isolados com queda de granizo no final da terça e nas primeiras horas do dia de hoje. Caiu granizo em diversas cidades, mesmo em Capão da Canoa, no Litoral Norte gaúcho. Em Porto Alegre, houve muitos raios e fortes trovoadas.

Houve vento forte muito localizado associado aos temporais em pontos sem medição por anemômetro ao passo que estações meteorológicas anotaram rajadas de 70 km/h em Soledade e Bento Gonçalves.

Entenda a diferença de frente quente e frente fria

Diferentemente de uma frente fria, que é impulsionada por ar frio, a frente quente tem seu movimento ditado pelo avanço de ar quente. Por isso, seu movimento no estado é de Norte para Sul, ao contrário dos sistemas frontais frios que avançam de Sul para Norte. É também por isso que após a passagem da frente quente esquenta muito, ao contrário da frente fria que traz queda de temperatura.

Forte corrente de jato em baixos níveis (corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude) surgido na Bolívia e no Centro-Oeste atua no estado nesta quarta, trazendo ar quente em altitude e que alimenta a formação de nuvens carregadas com chuva forte e temporais | METSUL

Frentes quentes ocorrem tradicionalmente no outono e no inverno, especialmente no mês de junho, e costumeiramente trazem chuva localmente forte a intensa, muitos raios e queda de granizo. Embora possam ocorrer temporais isolados com vento, chuva forte, raios e granizo são mais comuns que vento em frentes quentes.

Mais chuva durante o dia

O tempo segue instável no decorrer desta quarta-feira no Rio Grande do Sul com chuva em todas as regiões. Os volumes variam muito de uma região para outra, mas segue o risco de precipitações localmente fortes e com altos volumes em curto período.

Com o passar das horas se espera uma diminuição da chuva na maioria das localidades e até podem ocorrer intervalos de melhoria em parte do estado, mas no final do dia, à noite, há risco de formação de novas áreas de instabilidade entre o Noroeste e o Norte do estado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.