Anúncios

Grande quantidade de entulhos e lixo segue nas ruas de Porto Alegre e outras cidades da região metropolitana | ANSELMO CINHA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A grande quantidade de lixo e entulhos deixados nas ruas agrava o risco de alagamentos neste fim de semana em Porto Alegre e outras cidades da região metropolitana, como Canoas e Eldorado do Sul, afetadas pelas enchentes do mês de maio.

Na capital, a quantidade maior de entulhos nas ruas se concentra na zona Norte, nos bairros do Quarto Distrito e no Sarandi. Em alguns pontos, as calçadas estão totalmente tomadas pelo que foi destruído pela enchente.

Moradores reclamam há semanas para que as prefeituras retirem os destroços das ruas e calçadas, entretanto a quantidade ainda presente é enorme em muitos bairros antes do retorno da chuva.

Os entulhos e o lixo tendem a agravar alagamentos em caso de chuva forte, risco que é maior em Porto Alegre e na região metropolitana durante o domingo, embora já chova neste sábado.

Além disso, há o problema das redes de esgotos e das casas de bomba que fazem a drenagem das águas com chuva forte. Em Porto Alegre, 22 das 23 casas de bombas estão ligadas, mas a grande maioria opera com metade da capacidade ou menos.

O cenário atual para alagamentos é diferente de antes da enchente porque o mesmo volume de chuva que caía no mesmo período há dois meses hoje tem potencial de gerar mais problemas para a população.

Chuva, por exemplo, de 70 mm em apenas um dia neste fim de semana pode causar mais problemas do que os mesmos 70 mm em um único dia até dois meses atrás.

Isso porque as enchentes levaram muita terra e lixo para as redes de esgotos, afetando a macrodrenagem urbana, tal como se viu nos grandes alagamentos em Porto Alegre no aguaceiro de 23 de maio.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.