Anúncios

Avenida Voluntários da Pátria tomada de água pelos alagamentos desta quarta-feira na capital e que chegou a ter 80 mm de chuva em alguns bairros | FERNANDO OLIVEIRA

Como em um dia da Marmota que se arrasta desde o fim de abril, o Rio Grande do Sul enfrentou entre o final da terça e o começo desta quarta o terceiro episódio de chuva volumosa da semana com acumulados de precipitação até acima de 100 mm.

No domingo, tinha chovido 100 mm a 250 mm em vários pontos da Metade Norte. Na tarde e noite da segunda, noi segundo evento de precipitação volumosa, 100 mm ou mais em pontos caíram em municípios do Alto Jacuí e do Noroeste gaúcho.

Este terceiro episódio de precipitação com altos volumes da semana trouxe chuva perto e acima de 100 mm numa faixa de Alegrete, no Oeste, até o Centro do estado, a região de Caçapava do Sul, a Lagoa dos Patos e seu entorno e a área de Porto Alegre. Houve alagamentos em Porto Alegre e outras cidades da região metropolitana.

A chuva foi consequência de uma frente quente. Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera (1500 metros de altitude), formada na Bolívia e no Centro-Oeste, avançou até o estado com ar quente em altura, gerando nuvens muito carregadas com grande quantidade de raios, temporais isolados e chuva em altos volumes.

Foram mais de 135 mil raios registrados por satélite no estado em 24 horas até o final da tarde desta quarta-feira, sendo 17,5 mil em Alegrete, município de grande extensão territorial. Houve ainda temporais com granizo em várias cidades, como no Sul gaúcho e em Capão da Canoa, no Litoral Norte.

Na noite de hoje, o tempo segue instável entre o Centro, o Norte e o Nordeste do Rio Grande do Sul com pancadas de chuva passageiras e que localmente serão fortes e com raios e trovoadas.

Nesta quinta-feira, chove no começo do dia no Norte e no Nordeste do estado e até isoladamente forte com raios e trovoadas. Não se pode afastar a ocorrência de queda isolada de granizo.

No decorrer do dia, a instabilidade diminui e o sol aparece com nuvens na maioria das cidades ao longo da quinta-feira com abafamento na Fronteira Oeste e no Noroeste. No Sul e no Leste gaúcho, o dia é mais ameno.

Na sexta-feira, a chuva volta a se generalizar no Rio Grande do Sul e com volumes localmente elevados, especialmente do Centro para o Norte do estado, embora não se preveja chuva tão volumosa como como entre o fim do dia de ontem e o começo desta quarta.

No sábado, sol e calor fora de época com marcas perto e ao redor de 30ºC em algumas cidades. Já no domingo, a chuva retorna com uma frente fria e pode chover forte em diferentes cidades com risco de temporais isolados.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.