Anúncios

O fim de semana será de calor de Norte a Sul do Brasil com expectativa de temperatura elevada em praticamente todo o território brasileiro. As marcas devem ficar mais acima do normal no Sul, onde nesta época do ano costuma fazer frio e o sábado será quente para junho.

Clima e tempo no Brasil - Massa de ar quente cobre grande parte do Brasil neste fim de semana com calor do Norte ao Sul do país

Massa de ar quente cobre grande parte do Brasil neste fim de semana com calor do Norte ao Sul do país. Mapa de anomalia de temperatura em 1500 metros de altitude mostra temperaturas mais acima da média na Região Sul. | METSUL METEOROLOGIA

Uma grande massa de ar quente e seco sobre o Centro do Brasil e provoca temperaturas excepcionalmente altas para esta época do ano no Centro-Oeste, em grande parte do Sudeste do Brasil e no Paraná.

Nos primeiros vinte dias de junho, a temperatura mínima média na estação oficial da cidade de São Paulo ficou em 15,5ºC. O valor está 2,0ºC acima da média mínima histórica 1991-2020 de 13,5ºC. Já a média máxima nos primeiros vinte dias do mês na estação do Mirante ficou em 26,8ºC. O valor está 3,9ºC acima da média máxima histórica mensal de 22,9ºC.

Em contexto, 26,8ºC está acima da normal das máximas de abril de 26,6ºC na capital paulista. No dia 16, a cidade de São Paulo igualou o seu recorde histórico de máxima para o mês de junho ao atingir 28,8ºC, recorde que pode ser quebrado amanhã ou na segunda.

No Centro-Oeste, a temperatura máxima média de junho na quente Cuiabá é de 31,8ºC, contudo nos primeiros 20 dias do mês ficou em 36,3ºC, logo 4,5ºC acima da climatologia, o que é demais. Absurdamente, nenhum dia desde o começo do mês teve máxima abaixo de 35ºC na capital do Mato Grosso.

Sob este bloqueio por ar excepcionalmente quente e seco, tal como ocorreu no fim de abril e começo de maio, a instabilidade fica retida sobre o Rio Grande do Sul com chuva que é frequente e volumosa.

Só nos últimos 15 dias, a chuva somou 150 mm a 300 mm em muitas cidades gaúchas. Entre a noite de quinta e a tarde de ontem choveu 83 mm em Santiago, 59 mm em Tupanciretã e Alegrete, 57 mm em Santa Maria, 56 mm em São Vicente do Sul, 49 mm em Teutônia e São Gabriel e 48 mm em Rio Pardo.

Programe-se com a previsão dia a dia

Hoje – Corrente de jato (vento) em baixos níveis avança até o território gaúcho e traz o ar mais quente do Centro do Brasil com vento do quadrante Norte. O dia será de sol na maioria das localidades e a temperatura dispara. A tarde será quente e abafada com marcas perto ou ao redor dos 30ºC no Oeste, nos vales e no Noroeste. Na segunda metade do dia, a atmosfera começa a se instabilizar no Oeste e, em especial, no Sul gaúcho com pancadas de chuva. Como a atmosfera estará aquecida, há risco de pancadas fortes isoladas com raios e mesmo o risco de temporais localizados de vento e granizo.

Amanhã – Embora o sol apareça com nuvens em parte do dia na Metade Norte, a nebulosidade aumenta e chove em grande parte do Rio Grande do Sul com o avanço de frente fria. Pode chover forte isoladamente. No Sul do estado, o dia se inicia com chance de chuva e depois o tempo melhora. A massa de ar frio na retaguarda da frente traz queda de temperatura no Sul, mas na Metade Norte o dia é ainda abafado, embora menos quente que este sábado.

Segunda – Muitas nuvens e chuva, localmente forte, na Metade Norte com queda de temperatura. Massa de ar frio traz temperatura baixa no Sul do estado, onde o tempo vai melhorar com sol, nuvens e momentos de maior nebulosidade. O vento sopra de Sul e eleva o Guaíba.

Dias mais frios a caminho

Ingresso de ar mais frio no começo da semana vai dar início a um período no Rio Grande do Sul com marcas mais próximas do que é normal para esta época do ano com uma sequência de dias de noites mais frias e tardes mais amenas.

Clima e tempo no Brasil - Massa de ar frio ingressa no decorrer da próxima semana no Sul do Brasil pela projeção do modelo GFS

Projeção do modelo GFS indica ingresso de ar frio no Sul do Brasil no decorrer da próxima semana com marcas mais próximas do normal do inverno | METSUL

Por isso, a semana que se iniciará terá marcas nos termômetros muito mais próximas do que é comum no fim de junho no estado gaúcho com noites de temperatura baixa e geada e marcas amenas durante a tarde.

A influência do ar frio será mais sentida principalmente em cidades mais ao Sul do Rio Grande do Sul, em municípios como da fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste, onde diferentes madrugadas devem ter marcas ao redor ou abaixo dos 5ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.