Anúncios

Paso Los Libertadores, entre Chile e Argentina, é fechado na Cordilheira dos Andes ante a ameaça de intensas precipitações de neve que pode oferecer perigo aos motoristas cruzando a fronteira pelas montanhas | UPF/GOVERNO DO CHILE

A principal passagem entre Chile e Argentina foi fechada preventivamente ante a ameaça de grandes tempestades de neve com enormes acumulados e que poderiam isolar motoristas em meio à nevasca, como já ocorreu nos últimos anos.

As autoridades decidiram pelo fechamento preventivo do Paso Los Libertadores devido ao sistema frontal afeta o Chile com intensas precipitações e que deve seguir atuando na região ao longo da semana que vem.

O órgão de controle de fronteira informou que será um fechamento prolongado, uma vez que a instabilidade intensa nos Andes deve prosseguir ao menos até a próxima sexta com o risco de o fechamento se prolongar ainda mais.

Conforme comunicado das autoridades chilenas sobre o fechamento preventivo do Paso Libertadores, a decisão por razões de segurança foi tomada em coordenação com o governo da Argentina.

O fechamento está previsto para às 13h no Chile e para às 14h deste sábado em território argentino. A rota é usada por muitos caminhoneiros brasileiros que fazem transporte internacional de cargas.

O Chile está neste momento em alerta por um rio atmosférico descrito por meteorologistas locais como excepcional e perigoso, de categoria 5, o máximo da escala de intensidade, e que vai ser responsável por volumes excepcionalmente altos de chuva e grande quantidade de neve na alta montanha nos Andes.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.