Anúncios

A semana que começa será mais uma em que grande parte do Brasil não deve ter chuva por conta de uma grande massa de ar seco e quente que atua na maior parte do país com dias de sol e temperatura muito alta para esta época do ano, mas já começarão a ser observadas mudanças.

METSUL METEOROLOGIA

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.

Onde mais deve chover no Brasil nesta semana será novamente nos extremos Norte e Sul do Brasil, especialmente perto da faixa equatorial e nos estados mais meridionais do território brasileiro.

Na Região Norte, os maiores acumulados de precipitação na semana devem seguir em Roraima e no Amapá. Chove na maioria das áreas do estado do Amazonas, mas sem acumulados expressivos. O mesmo ocorre no Acre. Em Rondônia, chuva apenas muito isolada e em poucas áreas. Em Tocantins, o tempo seco predomina.

Na Região Nordeste, a semana que se inicia novamente terá a chuva concentrada junto à faixa costeira, mas sem acumulados altos na maioria das cidades. No interior do Nordeste, na região do semi-árido, o tempo seco predomina com muitos dias de sol e calor.

No Centro-Oeste, grande parte da região segue com tempo muito seco e sem chuva, mas haverá diferenças em relação às últimas semanas. Finalmente, a chuva retorna para áreas do Mato Grosso do Sul. Modelos indicam a instabilidade se aproximando da área do Pantanal, que sofre com fogo, mas é incerto que chova na região. O Mato Grosso seguirá muito seco e quente.

No Sudeste, quase toda a região terá mais uma semana com predomínio do tempo seco e sem chuva. Sistemas frontais podem trazer chuva para pontos de São Paulo perto da costa e próximos do Paraná, mas o interior paulista seguirá em grande parte seco. O Rio de Janeiro pode ter momentos de instabilidade costeira, mas na maior parte da semana não chove.

Onde devem se concentrar os maiores volumes de chuva no Brasil na semana será na Região Sul com acumulados altos entre a Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Sul do Paraná.

Haverá uma frente fria avançando pelo Sul nesta segunda-feira, um centro de baixa pressão na quarta e uma nova frente fria se deslocando entre sexta e sábado, o que explica os maiores acumulados de chuva na Região Sul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.