Anúncios

Segunda-feira gelada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina com frio muito intenso e geada | Alexandre Pinto/Arquivo

Segunda-feira gelada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina com frio muito intenso em diversas localidades e formação de geada em um grande número de municípios. É o que indica a previsão da MetSul Meteorologia para este começo de semana com uma massa de ar frio e seco que se instala sobre parte do Sul do Brasil.

A parte mais intensa da massa de ar frio alcança o Rio Grande do Sul e parte do estado de Santa Catarina. Nuvens devem frustrar resfriamento maior em partes do Norte e do Leste catarinense enquanto no Paraná haverá instabilidade. 


As mínimas serão muito baixas na madrugada e ao amanhecer em quase todo o território gaúcho. Grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul deverá começar a segunda-feira com marcas abaixo de 5ºC e alguns terão marcas negativas, especialmente em baixadas de localidades de maior altitude.

Este domingo já é de temperatura baixa no estado gaúcho com máximas que, mesmo com sol e tempo aberto, não devem subir muito. Grande parte das localidades deve ter marcas apenas entre 15ºC e 17ºC durante a tarde a despeito do céu claro. Quaraí, na fronteira com o Uruguai, teve 0,5°C no amanhecer deste domingo. 

Com o tempo bastante aberto e o ar seco, o resfriamento será acentuado a partir do fim da tarde e a noite de hoje já será muito fria com marcas antes das 21h abaixo dos 10ºC em quase todo o Rio Grande do Sul e inferiores a 5ºC na maior parte dos municípios de regiões serranas.

Segunda começará gelada em Porto Alegre

A temperatura mínima nesta segunda-feira em Porto Alegre deve ser a mais baixa deste ano até agora. A previsão da MetSul é que os termômetros indiquem entre 4ºC e 5ºC nos registros oficiais, mas em alguns pontos da cidade deve fazer menos. São os casos de bairros mais afastados da área central nas zonas Sul, Leste e Norte da cidade.

Na região metropolitana, o frio será igualmente intenso no começo desta segunda. As mínimas, em geral, devem ficar entre 3ºC e 4ºC na maior parte da Grande Porto Alegre, entretanto em alguns pontos de áreas rurais da região como de Viamão, Lomba Grande em Novo Hamburgo, ou Morungava em Gravataí, as mínimas podem descer até 1ºC a 2ºC nas baixadas.

Apesar de o dia começar muito frio na área metropolitana, a segunda-feira será de sol e temperatura amena durante a tarde na Grande Porto Alegre. A perspectiva é que as máximas à tarde possam alcançar marcas de 18ºC na Capital e de até 19ºC na área metropolitana.

Marcas negativas no interior

Temperatura abaixo de zero é projetada para o início da segunda-feira em algumas cidades do Rio Grande do Sul, particularmente das áreas de relevo do Estado. O frio mais intenso deve ocorrer na Serra do Sudeste, nas áreas de Morro Redondo, Canguçu e Pinheiro Machado, e na Serra do Nordeste e nos Campos de Cima da Serra. A área de Soledade, em suas baixadas, também deve ter mínimas muito baixas.

A temperatura ao amanhecer desta segunda-feira pode cair a valores de até 3ºC abaixo de zero nos Campos de Cima da Serra. O Centro de Caxias deve ter 2ºC a 3ºC, mas baixadas do município como em Ana Rech podem ter 0º ou marcas negativas, o que deve se repetir em municípios como Farroupilha, São Marcos e Canela. Na área de Soledade, as mínimas devem ficar entre 1ºC e 2ºC negativos ao amanhecer.

O frio será generalizado no interior gaúcho. As mínimas do começo da segunda podem cair a marcas de 0ºC a 2ºC em pontos de Passo Fundo e Carazinho, -1ºC a 0ºC em baixadas do Noroeste como a região de Santa Rosa e de Ijuí, 4ºC em Santa Maria com 1ºC a 3ºC em áreas rurais do Centro gaúcho, 0ºC a 2ºC na Campanha e fronteira com o Uruguai, e 1ºC a 3ºC na região de Pelotas.

Geada ampla no início da segunda-feira

Com o frio intenso previsto, a tendência é de geada em grande parte do Rio Grande do Sul no começo da segunda-feira. A geada em muitas cidades será de intensidade moderada a forte, especialmente em locais de maior altitude.

Pode gear em pontos de Porto Alegre mais afastados da área central e em alguns locais da área metropolitana a geada será moderada a ocasionalmente forte. Espera-se ainda a ocorrência de congelamento nas localidades mais frias do Estado.

O mapa acima mostra a projeção de geada do modelo canadense, um dos modelos com prognósticos de geada para até 15 dias que estão disponíveis com exclusividade ao assinante na seção de mapas.


Terça-feira ainda começará gelada

O frio deste começo de semana não vai se resumir ao registrado neste domingo e que se prevê intenso para o começo da segunda-feira. A madrugada e o amanhecer da terça, primeiro dia de junho e primeiro dia do chamado inverno climático (trimestre junho a agosto), devem ter ainda mínimas muito baixas a despeito de marcas mais altas que as previstas para esta segunda.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Novamente, mínimas negativas poderão ser observadas nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no começo da terça-feira com geada em diversas localidades. Porto Alegre deve ter mínima entre 6ºC e 7ºC, mas pontos da Grande Porto Alegre pode descer a 3ºC ou 4ºC com geada novamente.

Anúncios