QUEM SOMOS

A necessidade de aquisição de novas competências e conhecimentos em um ambiente de grandes e profundas transformações tem obrigado indivíduos e organizações a promoverem uma revisão no processo de gestão dos seus negócios. Pensar a organização como um todo implica buscar uma visão de futuro e os meios para alcançá-la.

É cada vez maior a percepção no Brasil e no mundo da importância estratégica do conhecimento antecipado das condições do tempo e do clima para o planejamento das atividades por parte de pessoas e empresas. Afinal, o estado da atmosfera traduz-se em importante componente da atividade econômica nos mais diversos setores.

A METSUL Meteorologia, hoje um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica do Conesul, surgiu no mercado justamente com a proposta de auxiliar indivíduos e organizações que possam ter os seus interesses afetados pelas condições atmosféricas. A METSUL Meteorologia nasce a partir do conhecimento acumulado durante mais de duas décadas pela Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, nome que se transformou em sinônimo de precisão e credibilidade no Sul do Brasil.

A METSUL Meteorologia tem, entre suas prioridades, investimentos em tecnologia e pesquisa, por entender que os avanços tecnológicos propiciam melhores resultados para os seus clientes. Nossas operações contam com estações automatizadas e a interpretação dos mais importantes modelos computadorizados de previsão da América do Sul, Estados Unidos, Europa e Ásia. Ademais, a METSUL Meteorologia desenvolveu o seu próprio modelo de previsão Weather Research and Forecasting (WRF), considerado um dos mais avançados da atualidade.


Entretanto, nossa filosofia dita que os recursos digitais somente vão garantir a excelência no atendimento da expectativa dos nossos stakeholders se a capacitação tecnológica vier acompanhada da devida valorização do conhecimento e dos talentos nos processos de operação. Por isso, a METSUL valoriza a permanente qualificação dos seus colaboradores e mantém intercâmbio com especialistas em ciências atmosféricas de alguns dos mais importantes centros de conhecimento do mundo.

É convicção da METSUL Meteorologia que o conhecimento do passado permite a melhor compreensão do presente e uma projeção mais precisa do futuro. Assim, a equipe da METSUL Meteorologia realiza um trabalho exclusivo no setor privado brasileiro de resgate da histórica climática do país com a busca de informações relacionadas ao clima dos mais diversos estados brasileiros desde o século XIX. O trabalho se faz acompanhar ainda pelo conceito de que a observação meteorológica de décadas do comportamento climático de uma determinada região permite ao profissional uma maior margem de acerto em seus prognósticos e um diagnóstico mais preciso de eventos extremos.

A METSUL Meteorologia se pauta ainda em suas atividades pela integração com a comunidade, seja propiciando conteúdo ao público ou trazendo para os seus processos operacionais dados e informações proporcionados pela população. Seguindo os mais modernos conceitos adotados por instituições meteorológicas públicas e privadas dos Estados Unidos, a METSUL se dispõe a manter uma permanente parceria com o seu público, entendendo que uma ação integrada é essencial para a satisfação das expectativas do destinatário final da informação.

Na METSUL Meteorologia, o que nos remunera é o resultado do cliente e o valor que agregamos ao negócio dos nossos parceiros. Nosso compromisso é garantir informação e de qualidade. Nosso ideal, contribuir para o desenvolvimento do Brasil sob a crença de que Meteorologia é um trabalho de relevância social e econômica.