PROFESSOR EUGENIO

Ele é mais conhecido como “Professor Eugenio”, mas seu nome completo é Eugenio Jaeckel Hackbart, a principal referência de credibilidade hoje na Meteorologia do Rio Grande do Sul. A história do Professor Eugenio é marcada pelo idealismo, a paixão pelas ciências naturais e o encantamento com a atmosfera.

Desde os 8 anos de idade, em 1945, antes mesmo de ser criada a OMM (Organização Mundial de Meteorologia), em 1950,  o meteorologista Eugenio Hackbart praticava a observação meteorológica, a  vivência do clima e do tempo no Rio Grande do Sul. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Unisinos nos cursos de História Natural e Biologia,  desenvolveu através do Ministério da Aeronáutica a sua habilitação como meteorologista, sendo credenciado pelo CREA-RS ainda em 1983.

Eugenio Hackbart é o idealizador, fundador e atual Diretor-Geral da MetSul Meteorologia, empresa que surge a partir de vinte anos de trabalho da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, um serviço de meteorologia pioneiro e inédito no Brasil, direcionado aos municípios. Seguindo uma nova concepção na utilização da Meteorologia, criou, em 1986, o projeto Clima-Ambiente de pesquisa e ensino junto a diversas prefeituras do Rio Grande do Sul e estruturou uma rede independente de estações de pesquisa, de ensino e de assessoramento à administração pública municipal, constituindo-se no primeiro serviço de meteorologia municipal no Brasil.

Igualmente de forma pioneira, em 1978, em São Leopoldo, introduziu o ensino de Meteorologia  em escolas de segundo grau, onde atuou durante trinta anos nas áreas de Biologia, Ecologia e Meteorologia. Em 1993, introduziu o ensino de Meteorologia fundamental nas escolas primárias da rede pública municipal  em São Leopoldo e em municípios do Vale do Rio dos Sinos. Nos esportes náuticos, de forma inédita e pioneira no Brasil, desde 1990,  assessorou mediante a instalação de uma estação meteorológica móvel no local dos eventos, os campeonatos brasileiros e etapas internacionais de surf profissional em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atuou ainda nos festivais de balonismo em Torres, Curitiba e São Leopoldo. Participou, ademais, de etapas internacionais de natação realizadas na Lagoa dos Patos, em Tapes.

No serviço da previsão do tempo, diariamente integra a programação de dezenas de emissoras de rádio e participa ativamente da elaboração dos boletins de tempo e clima da MetSul Meteorologia que são divulgados pela Defesa Civil e remetidos para os meios de comunicação e os clientes nos setores comercial, industrial e rural.

Como associado da Sociedade Brasileira de Meteorologia participou de diversos simpósios e seminários nacionais e internacionais sobre Meteorologia. É sócio honorário da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Rio dos Sinos, criou, estruturou e coordenou durante seis anos a Comissão de  Meteorologia do COMITESINOS e atuou em projetos para revitalizar o Rio dos Sinos. Foi condecorado pela sua colaboração com a Defesa Civil e destacou-se ainda como Secretário Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo entre 1993 e 1996.

A MetSul Meteorologia, sob o comando do meteorologista Eugenio Hackbart, alia experiência e conhecimento para o benefício dos seus clientes.

  • Eugenio Hackbart
    Conduzam com criatividade, seriedade e confiabilidade a comunicação sobre o tempo no sentido de oferecer segurança, conhecimento, orientação segura, promovendo o bem estar da população.
    Eugenio Hackbart
  • Eugenio Hackbart
    Como detentores do conhecimento antecipado da ocorrência de fenômenos meteorológicos severos e por vezes catastróficos, divulguem com antecedência e com clareza a dimensão e também a gravidade do fenômeno, e principalmente mantenham a população constantemente informada sobre a evolução do mesmo, sem, contudo, provocar pânico ou expectativas equivocadas.
    Eugenio Hackbart
  • Eugenio Hackbart
    Evitem orientar ou mesmo recomendar atividades, associadas ao tempo, para a população, pois as pessoas desejam conhecer as condições do tempo e não estão aguardando sugestões de atividades ou ocupações.
    Eugenio Hackbart
  • Eugenio Hackbart
    Como formadores de opinião pública e como profissionais que mantêm uma intensa comunicação com a população, evitem frustrar, através de prognósticos incertos, a expectativa de lazer, o encanto de véspera dos fins de semana, de eventos ou de temporadas de praia ou serra.
    Eugenio Hackbart
  • Eugenio Hackbart
    Utilizem as informações, dados originais de fontes confiáveis, promovidas pela moderna tecnologia da eletrônica e da informática, mas sempre com espírito crítico e com discernimento, tratando-os como subsídios auxiliares e nunca definitivos na avaliação e na elaboração dos prognósticos do tempo.
    Eugenio Hackbart
  • Eugenio Hackbart
    Muito antes dos instrumentos, dos aparelhos ou das sofisticadas máquinas eletrônicas, as plantas, os animais e o próprio homem incorporaram o conhecimento, na memória genética, do comportamento dos complexos mecanismos da atmosfera e decodificaram o "DNA" do tempo através do processo de adaptação ao longo de milhões de anos em nosso planeta.
    Eugenio Hackbart
  • Eugenio Hackbart
    Estejam sempre muito atentos para captar e identificar os sinais e os avisos contidos nas  manifestações dos seres vivos, os verdadeiros indicadores do tempo no contexto do nosso ambiente de vida.
    Eugenio Hackbart
  • Eugenio Hackbart
    Permitam que a natureza lhes fale do tempo.
    Eugenio Hackbart