Nossa equipe

Eugenio Hackbart

Meteorologista

Eugenio Hackbart é meteorologista e Diretor-Geral da MetSul Meteorologia.

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Unisinos nos cursos de História Natural e Biologia, desenvolveu através do Ministério da Aeronáutica a sua habilitação como meteorologista, sendo credenciado pelo CREA-RS ainda em 1983.

Dirigiu durante duas décadas a Rede de Estações de Climatologia Urbana do Rio Grande do Sul, um serviço de Meteorologia pioneiro e inédito no Brasil, direcionado aos municípios.

Seguindo uma nova concepção na utilização da Meteorologia, criou, em 1986, o projeto Clima-Ambiente de pesquisa e ensino junto a diversas prefeituras do Rio Grande do Sul e estruturou uma rede independente de estações de pesquisa, de ensino e de assessoramento à administração pública municipal, constituindo-se no primeiro serviço de Meteorologia municipal no Brasil. Igualmente de forma pioneira, em 1978, em São Leopoldo, introduziu o ensino de Meteorologia em escolas de segundo grau.

Em 1993, fez com que fosse incluído o ensino de Meteorologia fundamental também nas escolas primárias da rede pública municipal em São Leopoldo e em municípios do Vale do Rio dos Sinos. Nos esportes náuticos, de forma inédita e pioneira no Brasil, desde 1990, assessorou mediante a instalação de uma estação meteorológica móvel no local dos eventos, os campeonatos brasileiros e etapas internacionais de surf profissional em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Como associado da Sociedade Brasileira de Meteorologia participou de diversos simpósios e seminários nacionais e internacionais sobre Meteorologia. No campo universitário, criou e estruturou o Setor de Meteorologia na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA. Eugenio Hackbart está registrado no CREA-RS sob o número 42.376.

Estael Sias

Meteorologista

Meteorologista formada pela UFPEL em 1999. Fez mestrado na USP na área de tempestades. Trabalhou por quase 7 anos na Defesa Civil do Estado de São Paulo adquirindo experiencia no monitoramento e alerta de tempo severo e amplo conhecimento do Sistema Defesa Civil. Foi palestrante da CEDEC em todo o estado de São Paulo com APRD (Curso de Administração e Planejamento para Redução de Desastres) realizado em 2006. Foi agraciada com a medalha Defesa Civil pelo governo do estado de SP pelos serviços prestados.

Trabalhou por 5 anos no Grupo RBS atuando nas várias plataformas de mídia do Grupo com atuação diária na Radio Gaúcha e jornal Zero Hora. Com atuação também no Canal Rural e na RBSTV abordando temas pertinentes ao setor agrícola, além de entrevistas para explicar fenômenos de grande impacto no dia a dia das pessoas.

Desde 2012 é sócia proprietária da Metsul Meteorologia com atuação em vários ramos da meteorologia como por exemplo boletins de radio e TV, alertas meteorológicos para defesa civil, entrevistas em jornais impressos e digitais, palestras de clima para o setor agrícola e de segurança pública, confecção de laudos e análises meteorológicas, etc.

Luiz Fernando Nachtigall

Meteorologista

Luiz Fernando Nachtigall é o meteorologista responsável pela área operacional de prognósticos da MetSul Meteorologia.

Bacharelado em Meteorologia no ano de 1985 pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Nachtigall tem Especialização em Meteorologia Aeronáutica pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA) do Ministério da Aeronáutica.

Com mais de duas décadas de experiência em análise e previsão meteorológica, atuou como meteorologista em alguns dos principais centros de previsão de tempo do país antes de se tornar sócio da MetSul Meteorologia.

No Ministério da Aeronáutica foi Oficial Meteorologista entre os anos de 1985 e 1994. Responsável pela análise e previsão de tempo nos Serviços Regionais de Proteção ao Vôo de Belém do Pará, Rio de Janeiro e Porto Alegre, elaborou enquanto esteve na Aeronáutica prognósticos para pouso e decolagem nos aeroportos e observou fenômenos meteorológicos significativos nas rotas aéreas.

Foi Chefe da Divisão Operacional de Meteorologia do Serviço Regional de Proteção ao Vôo da capital gaúcha, Chefe da Seção de Meteorologia (SMET) e do Centro do Destacamento de Proteção ao Vôo de Porto Alegre. Após deixar a Aeronáutica, foi meteorologista no Instituto Agronômico do Paraná. Uma vez no IAPAR, atuou na análise e previsão de tempo para toda a região cafeeira do Paraná, além de ter elaborado boletins diários com principal enfoque na ocorrência de geadas. Entre 1998 e 2004 foi meteorologista do IPMET da UNESP em São Paulo.

Elaborou boletins do tempo com ênfase no estado paulista, monitorando as mudanças do tempo na Região Sudeste do país mediante radares meteorológicos. Elaborou ainda laudos meteorológicos para certificação de eventos severos e ministrou diversos trabalhos diversas palestras. Entre os trabalhos que contaram com sua participação e que tiveram divulgação nacional e internacional podem ser destacados: Severe Storm Signatures observed by Doppler radar in the State of Sao Paulo - From Synoptic scale to microburst; A supercell storm tracked by Doppler radar in the State of Sao Paulo; A Microburst Observed by the S-Band doppler radar in Bauru, Brazil; e, finalmente, Flood Producing Strorms in Bauru during February 2001. Meteorologista Responsável da MetSul Meteorologia, Luiz Fernando Nachtigall está registrado no CREA-RS sob o número 57.048.