Anúncios

O deslocamento de frente fria impulsionada por massa de ar frio de maior intensidade vai trazer chuva para os três estados do Sul do Brasil neste começo de semana.

A frente fria vai avançar pelo Sul nesta segunda-feira e trará chuva principalmente para a Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná. Os modelos numéricos coincidem em indicar que os maiores volumes, inclusive altos em algumas localidades, devem se concentrar na parte mais Oeste do Sul do Brasil. No caso aqui do Estado, no Noroeste gaúcho e no Médio Uruguai, áreas como de Iraí e Frederico Westphalen. O Oeste de Santa Catarina e do Paraná também teriam os maiores volumes.


O mapa mostra a projeção de chuva do modelo Icon da metsul.com entre hoje e amanhã. Do Centro para o Sul gaúcho deve chover pouco ou nada na maioria das cidades. Igualmente em áreas mais a Nordeste do Estado como a Serra e Litoral Norte que devem ter precipitaçõesmais modestas.


Assim, será mais um evento de chuva, assim como o da semana passada, em que poucos municípios devem ter volumes altos de chuva com a grande maioria recebendo pouco ou nada de precipitação, o que não altera muito o quadro da estiagem. 

Essa frente fria precede uma massa de ar polar, a mais fria até agora no ano ao alcançar o Sul do Brasil, que será responsável por trazer temperatura de inverno nas madrugadas do restante da semana, inclusive com as primeiras mínimas negativas do ano e geada no três estados da Região Sul do país.

O tempo seco predomina nos próximos dias, mas áreas perto da costa devem ter instabilidade na segunda metade da semana pela circulação de ciclone.

Anúncios