Anúncios

Felipe Stefaniack/Arquivo

A MetSul Meteorologia alerta para novas ocorrências de temporais isolados de vento forte e granizo e chuva forte localizada na noite de hoje e no começo da quinta-feira no Sul do Brasil. Novas e fortes áreas de instabilidade estão se formando ao longo de uma frente quente sobre a região. As áreas de maior risco são a Metade Norte gaúcha, em especial o Noroeste e o Norte do Estado, Santa Catarina, e o Sul, Centro e o Leste do estado do Paraná.

Defesa Civil

Temporais já provocaram transtornos e danos em algumas localidades nas últimas horas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A localidade de Ipuaçu, no Oeste Catarinense, registrou um forte vendaval que destelhou casas. A Prefeitura local cogitava declarar situação de emergência. Aqui no Rio Grande do Sul, tempestade muito isolada de vento provocou danos e queda de árvores em propriedade rural do município de Tenente Portela, no Noroeste do Estado. Houve registro de granizo em Erebango, no Norte gaúcho, além de diversas cidades de Santa Catarina.


Ar quente que alimenta a instabilidade elevou a temperatura a 28ºC em Posadas, em Misiones, na Argentina, e a 30ºC em Assunção, no Paraguai, nesta quarta-feira. Hoje à noite e no começo da quinta-feira, a instabilidade tende a se concentrar com mais força no Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e o Sul, Centro e o Leste do Paraná.

Projeção de chuva do modelo WRF até 9h de sábado

A frente quente na madrugada e em parte da quinta atua em Santa Catarina e na Metade Norte gaúcha, mas começa a avançar para o Sul e ao se deslocar pode trazer temporais isolados e chuva forte localizada no território gaúcho. Na primeira metade do dia mais no Norte e no Noroeste do Estado e da tarde para a noite até a faixa central gaúcha, o que inclui a Grande Porto Alegre.


Madrugada de quinta-feira

Final da quinta-feira

Na sexta-feira, o sistema irá se intensificar muito em parte do Oeste e do Sul gaúcho, além de parte do Uruguai, com chuva volumosa, muitos raios, e risco de granizo e vendavais localizados.

Madrugada de sexta-feira

A frente começa a se deslocar para Norte, agora como fria e impulsionada por uma massa de ar frio, no final da sexta-feira e traz chuva para pontos do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul no começo do sábado. No decorrer do sábado, o tempo abre com o ingresso de uma massa de ar seco e frio que vai provocar uma madrugada muito fria no domingo.

Anúncios