Anúncios

Rafael Cabral/Arquivo

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de temporais, alguns provavelmente de forte intensidade a severos, neste fim de semana no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar quente cobre o Estado e traz muito calor hoje e amanhã, alimentando a instabilidade. 

Os volumes de chuva entre hoje e segunda devem ser baixos em muitas localidades gaúchas, mas haverá precipitações isoladamente fortes a torrenciais. Parte do Estado pode ter acumulados muitos altos de chuva, até excessivos com marcas de 100 a 150 mm ou mais em apenas 72 horas, caso de parte da fronteira com o Uruguai e do Oeste gaúcho. O mapa mostra a projeção de chuva entre hoje e segunda, conforme o modelo WRF. 

Neste sábado, já na primeira metade do dia, áreas de instabilidade se formam no Oeste. Da tarde para a noite, novas se formarão no território gaúcho. 

O risco de temporais localizados é médio a alto com possibilidade de raios, granizo e vento forte em pontos isolados. O dia que mais preocupa, porém, é o domingo. Fortes áreas de instabilidade atuarão desde cedo no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, a chuva vai avançar para as demais regiões. Como o sol aparecerá nestas regiões que começarão o domingo sem chuva, estará muito quente e isso é um fator agravante para tempo severo. 

O risco de temporais neste domingo será muito alto e em diversas regiões. Pode cair granizo isolado, mas a maior preocupação é com a possibilidade de vendavais, alguns localmente fortes a intensos, capazes de trazer danos com rajadas acima de 100 km/h. A MetSul não descarta que se forme uma frente de rajada, fenômeno que traz fortes vendavais, na tarde e noite do domingo. 

Projeção de raios do modelo europeu para este sábado

Projeção de raios do modelo europeu para o domingo

Os mapas acima mostram a probabilidade de raios hoje e amanhã, verificando-se que o domingo tende a ser o dia com maior risco de tempestades. Na segunda, o tempo segue instável ainda em parte do Estado.

 

Anúncios